Durante a posse, prefeito de Salvador diz que vai combater a corrupução e promete não praticar fisiologismo político

ACM Neto toma posse e diz que não teme desafios.
ACM Neto toma posse e diz que não teme desafios.
ACM Neto toma posse e diz que não teme desafios.
ACM Neto toma posse e diz que não teme desafios.

Antonio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, 33 anos, é o novo prefeito de Salvador. Eleito em outubro com 717.865 votos, ACM Neto tomou posse na tarde desta terça-feira, primeiro dia de 2013, no plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal da capital baiana. Também foram empossados a vice-prefeita Célia Sacramento e os 43 vereadores, em solenidade presidida pelo edil Isnard Araújo, 2° vice-presidente do Legislativo municipal.

Portando o diploma concedido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ACM Neto fez o seguinte juramento no plenário da Câmara: “Prometo defender, manter, cumprir com lealdade e fazer respeitar as Constituições da nação e do Estado, as leis federais, estaduais e municipais, o regimento desta Câmara e prover tudo quanto em mim couber para a prosperidade deste município”.

Participaram da solenidade familiares do novo prefeito, a exemplo do pai, o empresário Antonio Carlos Júnior, da mãe Rosário Magalhães, da irmã Renata Magalhães e das filhas Lívia e Marcela. Também estiveram presentes autoridades como o arcebispo primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, a desembargadora Maria da Graça Pimentel Leal, representando o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o general de divisão Racine Bezerra Lima Filho, comandante da 6ª Região Militar, os senadores José Agripino Maia (DEM-RN) e Wilder Morais (DEM-GO). Completaram a mesa os vereadores Carlos Muniz (PTN), 1° secretário, e Moisés Rocha (PT), 2° secretário.

Discurso

ACM Neto e a vice-prefeita Célia Sacramento tomam posse.
ACM Neto e a vice-prefeita Célia Sacramento tomam posse.

Após ser empossado, ACM Neto fez um discurso num palanque montado em frente ao Palácio Thomé de Souza, na Praça Municipal. Ele destacou a importância histórica, cultural, social e econômica da primeira capital do Brasil, “cidade que não pode ser tratada de qualquer jeito”. “O prefeito dessa cidade precisa saber respeitar essa história. Precisa saber modernizar seu funcionamento, mas sem ferir suas tradições. Precisa compreender que essa cidade é um patrimônio que tem de ser preservado para as futuras gerações. Mas, ao mesmo tempo, não podemos esquecer que Salvador é uma cidade viva, dinâmica e que não para de se transformar”, afirmou.

ACM Neto disse que sua dedicação a Salvador será total. “Tenho exata noção da minha responsabilidade neste momento. Vou trabalhar incansavelmente para cumprir os compromissos que assumi com a população. Sei que não vai ser fácil, mas uma coisa posso garantir a vocês: não tenho medo de desafios. Aliás, tenho convicção de que são os desafios que nos fazem avançar”.

Sem fisiologismo – O prefeito lembrou que a eleição já acabou, disse que não vai haver fisiologismo na nova gestão e que não vai tolerar corrupção. Ele frisou que o início da gestão vai ser marcada pela austeridade, e que quer ser cobrado pelo que fez ao longo do mandato, e não pelos primeiros cem dias, seis meses ou um ano. “Mas, reafirmo, em seu tempo, meus compromissos assumidos serão cumpridos”.

ACM Neto destacou que quer avançar logo em áreas como saúde e educação, e que almeja tornar Salvador, daqui a quatro anos, muito mais justa. “A primeira grande mudança que desejo implementar na nossa prefeitura é no jeito de governar. Precisamos agir com profundo respeito pelo cidadão”, afirmou, acrescentando que hoje há um sentimento de desamparo dos soteropolitanos que precisa mudar.

Governos e Copa

ACM Neto voltou a dizer, no discurso após a posse, que quer ter uma relação cordial com os governos estadual e federal, buscando novas parcerias “onde a gente tiver que buscar e também exigindo aquilo que Salvador merece e tem direito”. “A terceira maior cidade do país vai receber um tratamento digno de sua importância para a nação. E com bons projetos, com uma administração comprometida de verdade com as melhores práticas de governança, a nossa cidade vai conseguir captar muito mais investimentos”.

O prefeito salientou que Salvador vai receber grandes eventos esportivos este ano e 2014, e que a cidade tem que aproveitar as oportunidades geradas. “Não queremos apenas que o visitante saia daqui encantado cm a nossa terra. Queremos muito mais que isso. Queremos que esses eventos tragam benefícios reais para os moradores daqui. Vamos trabalhar para que Salvador seja orgulho de todos os soteropolitanos, baianos, brasileiros e estrangeiros”.

Decretos

O prefeito de Salvador, ACM Neto, assina nesta quarta-feira, dia 02, a partir das 16h, em seu gabinete, no Palácio Thomé de Souza, uma série de decretos visando dar mais austeridade, transparência, modernidade e eficiência à nova administração. O evento será aberto à imprensa.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107981 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]