CENCOSUD reforça presença no Brasil e na Colômbia

Silvio Pedra Junior, presidente do GBarbosa. Com mais de 360 estabelecimentos em oito estados brasileiros, grupo também consolidou atuação na Colômbia com a compra das operações do Carrefour no país.
Silvio Pedra Junior, presidente do GBarbosa. Com mais de 360 estabelecimentos em oito estados brasileiros, grupo também consolidou atuação na Colômbia com a compra das operações do Carrefour no país.
Silvio Pedra Junior, presidente do GBarbosa. Com mais de 360 estabelecimentos em oito estados brasileiros, grupo também consolidou atuação na Colômbia com a compra das operações do Carrefour no país.
Silvio Pedra Junior, presidente do GBarbosa. Com mais de 360 estabelecimentos em oito estados brasileiros, grupo também consolidou atuação na Colômbia com a compra das operações do Carrefour no país.

Para o grupo varejista chileno Cencosud, o ano de 2012 teve como foco o crescimento orgânico das operações no Brasil. Esse foi o momento de expandir suas bandeiras no país, que contou com a abertura de 22 lojas. Complementar a isso, a companhia também reforçou sua atuação na América Latina ao assinar o acordo de compra das operações do Carrefour na Colômbia, finalizado no dia 30 de novembro. A aquisição, de aproximadamente US$ 2.5 bilhões, torna a Cencosud a segunda maior operadora de supermercados da Colômbia.

No Brasil, a região Nordeste continuou fazendo parte dos investimentos da companhia. Em apenas um mês, a rede supermercadista GBarbosa abriu três novas lojas na Bahia: em Guarajuba (região metropolitana) e nos bairros do Cabula e Pirajá (Salvador), estas duas últimas inauguradas no mesmo dia, 19 de dezembro. Contando com o início das operações do Centro de Distribuição de Camaçari, a rede contribuiu para gerar mais de 500 empregos diretos na capital e região metropolitana. Em 2012, a rede Mercantil Rodrigues também abriu duas unidades em Juazeiro, interior da Bahia, e em Aracaju, oferecendo as ofertas do atacado com as comodidades do varejo, modelo conhecido como atacarejo. Já a rede baiana de delicatessens e docerias Perini, por sua vez, abriu sua primeira loja no Recife, em formato supermercado gourmet.

De acordo com o diretor presidente da Cencosud Brasil, Silvio Pedra, o ano de 2012 foi marcado por muitos desafios e que muito tem sido feito e investido para aprimorar a atuação no país através de todas as bandeiras: Bretas, GBarbosa, Mercantil Rodrigues, Perini e Prezunic. “Certamente foi um ano de muito trabalho, e muito foi feito no sentido de consolidar as bases para um robusto crescimento em 2013. Entre os destaques podemos citar a implantação de um sistema único para toda a companhia, o crescimento orgânico recorde, que se deu em todos os estados e em todas as bandeiras, e a abertura de mais um centro de distribuição na Bahia”, afirma.

A companhia chilena que iniciou sua atuação no Brasil há cinco anos, vem fortalecendo sua presença no mercado brasileiro, onde possui mais de 360 estabelecimentos e emprega diretamente mais de 35.000 colaboradores. Em uma de suas visitas ao país, o presidente e fundador da Cencosud, Horst Paulmann ressaltou as oportunidades que o Brasil oferece. “O país é imenso, há muito espaço para crescer. Estamos muito felizes de estar aqui e, especialmente, de estar no Nordeste, uma das regiões de maior crescimento do país, com bons indicadores e com mercado forte”, explicou.

SOBRE AS BANDEIRAS

GBarbosa

Em 2007, a companhia ingressou no país com a aquisição da rede GBarbosa, a segunda maior rede varejista do Nordeste e quarta maior do Brasil. Com isso, iniciou sua atuação no Brasil, investindo no crescimento da empresa fundada em Sergipe há 57 anos. O GBarbosa conseguiu uma forte sinergia com o grupo Cencosud e uma rápida integração entre as operações, ampliando ainda mais a sua atuação e vendas no Nordeste. Presente também nos estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Ceará, a rede opera 78 lojas, entre supermercados e hipermercados, 64 farmácias e 73 eletro shows. Além disso, o GBarbosa administra, em parceria com o Bradesco, o cartão GBarbosa, com mais de 1,5 milhão de clientes.

Mercantil Rodrigues

Ainda em 2007, o Cencosud adquiriu o atacado Mercantil Rodrigues, com 37 anos de atuação na Bahia. Após a aquisição, o Mercantil Rodrigues já expandiu suas unidades e conta hoje com seis lojas, em Minas Gerais na cidade de Janaúba, uma unidade em Aracaju, e na Bahia, uma loja em Juazeiro, duas lojas em Salvador e uma em Feira de Santana, além disso conta com duas lojas da rede eletro show com foco em vendas de eletroeletrônicos e uma farmácia. A rede conta ainda com um portfólio de mais de 50 mil itens.

Perini

Em continuidade ao processo de investimento e consolidação de sua presença no Brasil, o Cencosud investiu US$27,7 milhões no segmento premium do varejo com a aquisição da Perini, uma rede composta por quatro delicatessens e quatro docerias localizada em Salvador. Em outubro de 2012, a Perini inaugurou sua nona loja na capital pernambucana em formato inédito, o de supermercado gourmet, no RioMar Shopping.

Bretas

Os supermercados Bretas, localizados nas principais cidades de Minas Gerais, Bahia e Goiás, passaram a fazer parte da Cencosud em 2010. Com mais de 50 anos de mercado, o Bretas se consolidou como uma das principais redes supermercadistas do Brasil e uma das mais competitivas da América Latina. Seus mais de 11.000 colaboradores trabalham para oferecer aos clientes alto padrão de qualidade, variedade e preços baixos. A rede conta atualmente com 83 lojas e 12 postos de combustíveis.

Prezunic

A rede Prezunic foi a sétima aquisição da Cencosud no país, em 2011, com 31 lojas no Rio de Janeiro, um dos centros de negócios mais importante do Brasil. Em 2012, o Prezunic conquistou o título de uma das 100 Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, segundo a eleição realizada pela consultoria Great Place to Work (GPTW).

Cencosud

Cencosud S.A. é uma das principais empresas do mercado varejista latinoamericano com presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru e um escritório comercial na China. Atualmente possui 757 hipermercados e supermercados, 83 lojas no formato home center, 29 shopping centers e 77 lojas de departamento, dando emprego direto a mais de 140.000 pessoas.

Sobre Carlos Augusto 9517 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).