Brasil trabalha numa resolução para combater o racismo

Projeto deve usar a educação para acabar com o problema; questão da mulher também deve ser abordada em evento em fevereiro.

A embaixadora da missão diplomática brasileira, em Genebra, Maria Nazareth Farani Azevêdo, disse que o Brasil, junto com outros países, trabalha numa resolução para combater o racismo.
O Brasil volta ao Conselho dos Direitos Humanos depois de um ano e meio de ausência. O país foi eleito no ano passado para um mandato de dois anos.
Resolução
Em entrevista à Rádio ONU, da Suíça, Azevêdo falou sobre o projeto que marca o início da década dos afrodescendentes.
“Estamos, agora, trabalhando com um grupo de países para promover uma resolução para a sessão de março. É uma resolução voltada para o combate ao racismo pela via da educação. Nós acreditamos que educar as crianças e um currículo escolar que conte a história, que mostre a questão do racismo, vai educar e vai combater essa prática.”
A embaixadora comentou que o Brasil pensa também numa atividade em relação ao gênero. Segundo ela, as mulheres ocupam vários cargos de chefia de missões diplomáticas em Genebra e é necessário mostrar isso como exemplo.
Azevedo afirmou que a questão da mulher é, geralmente, levada ao Conselho de Direitos Humanos pela via negativa. Ela é vítima de tráfico humano, violência, e da questão sexual.
Inspiração
“Nós também nos demos conta que podemos mostrar a mulher como uma mulher empoderada, uma mulher que pode inspirar outras mulheres a ter oportunidades, outras mulheres e outros governo a trabalharem com legislações que abram oportunidades para as mulheres.”
A embaixadora disse que no dia 26 de fevereiro, artistas, empresárias, parlamentares e ministras de Estado vão participar de um evento especial na ONU, em Genebra.
Segundo Azevedo, a ideia é mostrar mulheres que se destacaram em diversos setores da sociedade e vão contar um pouco da sua história e inspirar outras.
*Com informação da Rádio Onu.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115160 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.