Boas práticas administrativas | Farmácias de Salvador coletam medicamentos vencidos

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

O consumidor de Salvador já pode fazer o descarte correto de medicamentos vencidos. Dez farmácias estão recolhendo esse material dentro da campanha que foi lançada oficialmente nesta quarta-feira, dia (19/01/2013), na sede do Conselho Regional de Farmácia (CRF), em Ondina, com a presença do promotor de Justiça do Meio Ambiente, Sérgio Mendes, donos de farmácias e representantes da Natulab, única indústria de medicamento da Bahia, parceira da iniciativa.

Durante o evento foi apresentado o “Preservômetro”, estação coletora que garante o registro e o correto acondicionamento dos medicamentos até sua coleta pelas empresas responsáveis. Cada uma das 10 farmácias participantes (veja relação abaixo) possui uma estação coletora.

Segundo explica a diretora do CRF Edênia Santos, inicialmente são 10 farmácias participantes do programa, mas outras 20 serão incluídas em janeiro e outras 20 em fevereiro. A iniciativa, segundo ela, já existe em outros estados, como São Paulo e Santa Catarina.

Para o farmacêutico da Natulab Tales de Vasconcelos Cortes, o laboratório baiano faz parte do grupo técnico de trabalho no estado que vai avaliar esse projeto piloto. “A intenção é verificar a quantidade de medicamento vencido que será arrecadado”, destaca o farmacêutico, lembrando que esses dados serão posteriormente repassados para o grupo de trabalho nacional.

Segundo o promotor Sérgio Mendes, cada 1 kg de medicamento contamina 450 mil litros de água. Ele elogiou a iniciativa e lembrou que o processo foi bastante rápido em Salvador, graças aos diversos parceiros envolvidos.

Para Cristina Ravazzano, dona da Farmácia Erva Doce, que participa dessa primeira fase da campanha, a iniciativa é louvável e ela pretende divulgar em toda a região da Pituba, além de colocar no site e redes sociais. “É importante que a população não jogue medicamento no lixo, pois pode contaminar os rios”, afirma.

Ao ser descartado no lixo comum, o medicamento vencido é enviado a aterros sanitários ou lixões e, além de correr o risco de ser consumido pelos catadores de recicláveis, o produto se transforma no chorume, que penetra no solo e contamina os lençóis freáticos.

Desde 2010 está em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa está promovendo ações relacionadas a fim de estabelecer estratégias para a implantação de uma política para a proteção da saúde da população e do meio ambiente. A PNRS prevê a implantação e operacionalização dos sistemas de logística reversa para a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento no ciclo produtivo ou destinação final ambientalmente adequada.

As farmácias voluntárias com estações coletoras (totalmente seguras e rasteáveis), conta com farmacêuticos treinados para auxiliar os consumidores, apesar de a estação ser de fácil manuseio. Para maiores informações sobre o programa, basta acessar o site: www.descarteconcsiente.com.br/Bahia.

Confira as farmácias que fazem parte dessa iniciativa:

Pague Menos

Av. D. João VI, 476, Brotas

Av. Aistides Milton, 01 – Itapuã

Erva Doce

Av. Octávio Mangabeira, 815, ljs 26-28

Bahia Farma

Lg da Ribeira, S/N, Ceasa

Rua São Caetano, 335

Farmácia Santana

Av. Tancredo Neves,  148, Loja 26, Quadra K2 (Caminho das Árvores)

São Cristovão (Rodovia BA, 526, nº 325, loja 1058

Bioquimika

Av. Lima e Silva, 252, São Gonçalo

Farmácia Bom Preço

São Gonçalo – Rua Silveira Martins, 2233

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108815 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]