Bahia conquista um dos mais disputados jogos da Copa das Confederações

Arena Fonte Nova será palco de jogos da Copa das Confederações.
Arena Fonte Nova será palco de jogos da Copa das Confederações.

A Bahia conquistou o jogo Brasil x Itália, um dos melhores e mais disputados da Copa das Confederações de 2013. O anúncio aconteceu em 1ºde dezembro de 2012, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. No sorteio, ficou estabelecido que o jogo Brasil x Itália será disputado na Arena Fonte Nova, em Salvador. A capital baiana receberá também os seguintes jogos: 20 de junho–equipe campeã da África (a ser definida em fevereiro deste ano) x Uruguai; 22 de junho – Brasil x Itália, e 30 de junho – disputa do 3º e do 4º lugar.

Para o secretário Ney Campello, o resultado do sorteio não poderia ser melhor, “porque são 11 títulos mundiais desfilando nos jogos de Salvador, e a recepção da seleção africana para além do jogo tem um cunho especial”.

Também ficaram definidos os rivais do Brasil. No dia 15 de junho, o Brasil enfrenta o Japão, no jogo de abertura, em Brasília;em 19 de junho, a seleção joga contra o México, em Fortaleza, e em 22 de junho, que é um dos jogos de Salvador, o confronto será com a Itália.

A Copa das Confederações terá 16 partidas, entre os dias 15 e 30 de junho, nas seis cidades brasileiras (Salvador, Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Belo Horizonte). O grupo A ficou composto pelas seleções do Brasil, Japão, México e Itália, e o grupo B pelaEspanha, Uruguai, Taiti e a campeã africana.

Soccerex 2012

O espaço baiano na maior feira de negócios de futebol do planeta, a Soccerex, ativado de 26 a 28 de novembro, no Rio de Janeiro, foi palco de ações e articulações importantes para o Governo do Estado. A visita do cônsul-geral da Austrália no Brasil, KymFullgrabe, foi uma delas. A visita teve como objetivo conhecer os equipamentos baianos já aprovados pela Fifa para ser centros detreinamento de seleções. O cônsul demonstrou interesse pelo equipamento da cidade de Porto Seguro, que já consta na primeira versão do catálogo dos centros.

Durante a reunião, Fullgrabe destacou o estilo de vida similar da Bahia e da Austrália e o interesse em fazer uma visita oficial ao estado, especificamente às cidades de Salvador e Porto Seguro, para conhecer as oportunidades de negócios e os investimentos que a Bahia vem realizando. A conversa foi preliminar, pois a definição da escolha do local para os centros de treinamento só poderá acontecer após as eliminatórias, com a confirmação da classificação da Seleção Australiana de Futebol.

Curso exclusivo para ex-atletas de futebol

Uma nova oportunidade no mercado de trabalho para os ex-profissionais do futebol baiano. Este é o principal objetivo do curso para ex-atletas de futebol, ministrado pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), exclusivo entre as sedes da Copa de 2014.

Com duração de um ano e meio, o curso começou no primeiro semestre de 2012 e tem como abordagem o receptivo para treinamento deatendimento a turistas, delegações e técnicos em lazer. “Vamos lutar para que o receptivo da Copa de 2014 seja formado por aqueles que jogaram na antiga Fonte Nova e que tanto honraram suas camisas, o futebol baiano e a Bahia”, declarou Campello.

Fórum regional

Oriundo do Programa de Interiorização da Copa na Bahia, o fórum regional surgiu como uma vertente do evento que é realizado em Salvador (Fórum Copa Bahia 2014), para que os municípios do interior também possam apresentar seus potenciais turísticos, receptivos, culturais e de negócios, além de permitir maior interação entre as cidades interioranas e a sede do mundial. Já foram realizados nove fóruns, contemplando cidades como Ilhéus, Juazeiro, Lençóis, Feira de Santana, Barreiras, Maraú, entre outras. A Secopa ressalta a grande mobilização dos municípios indutores do turismo e das localidades candidatas a centros de treinamento de seleções em sediar novos eventos que envolvam a Copa de 2014.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115189 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.