UEFS. Abertura de Inscrições para o Mestrado Profissional em Planejamento Territorial

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O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) faz saber que as inscrições para a seleção do MESTRADO PROFISSIONAL EM PLANEJAMENTO TERRITORIAL, estarão abertas aos portadores de diploma de nível superior – cursos de duração plena – no período de 17 de dezembro de 2012 a 19 de fevereiro de 2013.

O público alvo é composto de graduados em Geografia, Sociologia, Biologia, Antropologia, Ciências Políticas, História, formação na área de Geociências, ou qualquer outro graduado com interesse ou afinidade na temática.

O Mestrado Profissional em Planejamento Territorial foi gestado e se organiza com base em quatro grupos de pesquisa da Uefs, cadastrados no CNPq que fornecem sustentação ao curso. São eles o Grupo de Pesquisa em Natureza, Sociedade e Ordenamento Territorial (Geonat), Grupo de Pesquisa em Geografia e Movimentos Sociais (Geomov), Grupo de Pesquisa Tecnologia, Inovação e Sociedade (GPTIS) e Núcleo de Pesquisa em Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade (Nupas).

O objetivo é formar profissionais qualificados no campo de planejamento e gestão territorial, enfocando aspectos socioambientais, socioeconômicos e políticos. Estes profissionais serão qualificados em questões voltadas para o diagnóstico, planejamento, gestão de territórios, bem como na avaliação/organização de comunidades e movimentos sociais.

Desta forma, visa à formulação ou consolidação de projetos de pesquisa e/ou intervenção, a partir das mudanças na formação profissional para o desenvolvimento regional e urbano, mediante práticas técnico-científicas inovadoras desenvolvidas neste campo por meio de conhecimento produzido nas políticas públicas sociais, ambientais, de avaliação e organização social.

O curso foi organizado pelas professoras doutoras Jocimara Souza Britto Lobão (coordenadora) e Acácia Batista Dias (vice-coordenadora). O site do Mestrado é www.uefs.br/mppt.

Linhas de Pesquisa

1. Planejamento territorial e geoprocessamento

Esta linha de pesquisa tem por objetivo realizar estudos de ordenamento territorial tendo por base a interface entre a sociedade e a natureza. Análise do meio físico e social tendo com suporte mapeamentos temáticos, com base em geoprocessamento que fomentam o planejamento territorial, enfocando a integração, organização e sistematização de dados quali-quantitativos socioambientais com vistas no planejamento e Gestão urbano-regional. Esta linha contempla também o desenvolvimento, pesquisa e extensão voltados à comunidades tradicionais, cartografia social e etnomapeamento.

Docentes Permanentes

Profº Dr Ardemirio de Barros Silva

Prof Dr. Clovis Caribé de Menezes

Prof. Dr. Fábio Pedro Ferreira Bandeira

Profª. Drª Jocimara Souza Britto Lobão

Profº Dr. Washington de Jesus Santana da Rocha

Docentes Colaboradores:

Profª Drª Barbara Christine Marie Nentwig Silva

Prof. Dr. Edson Eyji Sano

2. Políticas públicas, planejamento territorial e participação social.

A relação entre as políticas públicas, desde a gênese até a execução dos projetos e programas, com o planejamento territorial nas diversas escalas é o foco de investigação/intervenção dessa linha de pesquisa, com ênfase para a participação dos diversos setores da sociedade civil organizada nesse processo de planejamento e de elaboração de políticas específicas. Nessa linha de pesquisa, a intenção é o destaque da participação de associações, cooperativas, sindicatos, confederações, movimentos de base comunitária, dentre outras, tanto no processo de gestação das políticas públicas quanto seus rebatimentos territoriais.

Docentes Permanentes

Profª. Drª. Acácia Batista Dias

Profª. Drª. Edinusia Moreira Carneiro Santos

Prof. Dr. Juarez Duarte Bonfim

Prof. Dr. Onildo Araujo da Silva

Prof. Dr. Rossine Cerqueira da Cruz

Docentes Colaboradores:

Prof. Dr. Rubén Camilo Lóis Gonzalez

Prof. Dr. Amilcar Baiardi

Informações do Edital

1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Planejamento Territorial

2. NÚMERO DE VAGAS
25 (vinte e cinco) vagas, sendo 15 (quinze) reservadas para servidores estaduais da Bahia. No caso de não preenchimento das vagas reservadas, estas ficarão disponíveis para o público em geral e vice-versa.

3. LINHAS DE PESQUISA
Linha de Pesquisa 1: Políticas públicas, planejamento territorial e participação social. A relação entre as políticas públicas, desde a gênese até a execução dos projetos e programas, com o planejamento territorial nas diversas escalas é o foco de investigação/intervenção dessa linha de pesquisa, com ênfase para a participação dos diversos setores da sociedade civil organizada nesse processo de planejamento e de elaboração de políticas específicas. Nessa linha de pesquisa a intenção é o destaque, da participação de associações, cooperativas, sindicatos, confederações, movimentos de base comunitária, dentre outras, tanto no processo de gestação das políticas públicas quanto seus rebatimentos territoriais.

Linha de Pesquisa 2: Planejamento territorial e geoprocessamento Esta linha de pesquisa tem por objetivo realizar estudos de ordenamento territorial tendo por base a interface entre a sociedade e a natureza. Análise do meio físico e social tendo com suporte mapeamentos temáticos, com base em geoprocessamento que fomentam o planejamento territorial, enfocando a integração, organização e sistematização de dados quali-quantitativos socioambientais com vistas no planejamento e gestão urbano-regional. Esta linha contempla também o desenvolvimento, pesquisa e extensão voltados à comunidades tradicionais, cartografia social e etnomapeamento.

4. INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas via correio, exclusivamente via SEDEX, para o endereço, Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, Módulo 7, Mestrado Profissional em Planejamento Territorial, Avenida Transnordestina, s/n, Bairro Novo Horizonte, Feira de Santana-BA, CEP: 44036-900. Só serão aceitas inscrições com data limite de postagem até 19 de fevereiro de 2013.
Contato: Tel./fax: (75) 3161-8142/3161-8211 ou por e-mail: [email protected]

4.1 Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) que poderá ser paga mediante depósito na conta corrente 991530-3 da agência 3832-6 do Banco do Brasil.

4.2. Serão indeferidas as inscrições com documentação incompleta, irregular, apresentada fora da ordem especificada ou com fotocópias ilegíveis.

4.3. Os candidatos que obtiveram os cursos de Graduação no exterior deverão apresentar a respectiva documentação revalidada na forma da lei.

5. DOCUMENTAÇÃO
5.1 O candidato deverá apresentar, no ato de inscrição para a Seleção ao Curso de Mestrado (via SEDEX):
A) Uma via encadernada em espiral e obedecendo à ordem sequencial abaixo:

1. Ficha de inscrição devidamente preenchida obtida na página eletrônica do Mestrado Profissional em Planejamento Territorial – www2.uefs.br/mppt.

2. Comprovante original de depósito.

3. Curriculum vitae atualizado, impresso diretamente da plataforma Lattes/CNPq;

4. Termo de compromisso do candidato em ter disponibilidade para realizar, na UEFS, as atividades exigidas pelo Programa (na página eletrônica do Mestrado Profissional em Planejamento Territorial – www2.uefs.br/mppt);

5. Carta de anuência da instituição de origem do candidato, liberando-o para as atividades do MPPT em caso de aprovação, caso o candidato tenha vínculo empregatício;

B) Uma via encadernada em espiral e obedecendo à ordem sequencial abaixo:

1. Cópia da ficha de inscrição devidamente preenchida.

2. Anteprojeto de pesquisa.

C) Uma cópia digital, gravada em CD identificado, do anteprojeto de pesquisa.

5.2 Poderão se inscrever candidatos(as) que comprovarem a condição de concluintes de curso de graduação, desde que a data prevista para a colação de grau seja anterior à data fixada para matrícula do primeiro semestre de 2013 por este Edital. Não serão matriculados e perderão a vaga os(as) candidatos(as) que deixarem de entregar, na data da matrícula, a documentação comprobatória de conclusão de curso superior.

5.3 A documentação mencionada no item 3.1 acima dos(as) candidatos(as) que não forem aprovados(as) poderá ser retirada, pelo mesmo, até 60(sessenta) dias após a conclusão do processo seletivo, passado esse período a mesma será destruída.

6. PROCESSO SELETIVO

6.1 O processo seletivo será realizado em três etapas:
1ª Etapa – Análise do anteprojeto de pesquisa ou de intervenção,o qual deverá alcançar média mínima 7 (sete). O anteprojeto deve contemplar uma ou ambas as linhas de pesquisa do Mestrado.

2ª Etapa – Prova de conhecimentos em língua inglesa (classificatória). Será permitido o uso de dicionário (léxico ou bilíngüe). Não será permitida a entrada de candidato/a após o horário de início da Prova. O candidato deverá se identificar apresentando um documento original com foto.

3ª Etapa – Entrevista e análise curricular.

6.2 Aos(as) candidatos(as) aprovados(as) em todas as etapas será atribuída uma pontuação obtida pelo cálculo da média ponderada das notas de anteprojeto (peso 5), entrevista (peso 2,5) e barema do currículo (peso 2,5). Dentre os(as) candidatos(as) aprovados(as) em todas as etapas serão selecionados(as) e convocados(as) para o preenchimento das vagas aqueles(as) que obtiverem as médias mais elevadas. A ordem de classificação será determinada pelas médias obtidas, sendo critérios de desempate, sucessivamente, nota do anteprojeto, nota da entrevista e nota na prova de língua inglesa.

6.3 O anteprojeto deverá contemplar os seguintes elementos: tema, revisão bibliográfica, problema de pesquisa, intervenção, e/ou desenvolvimento, justificativa, objetivos (geral e específico); metodologia; cronograma e referencias.
Deverá ter no máximo 10 (dez) laudas, em fonte Times New Roman 12, entre linhas 1,5 e margens padrão de 2,5 cm (superior e inferior) e 3 cm (direita e esquerda).

7. CALENDÁRIO

7.1 O processo seletivo e a matrícula dos aprovados observarão o seguinte calendário:

Inscrição de candidatos

17 de dezembro a 19 de fevereiro

Homologação das inscrições

Até 06 de março

Prova de língua estrangeira

11/03/2013 (08h30min)

Divulgação da lista de aprovados na prova de língua Inglesa

A partir do dia 20/03/2013

Divulgação do resultado da 1ª etapa – Análise do Anteprojeto

Até 20 de março de 2013

Entrevistas

25 a 27 de março de 2013

Divulgação do resultado final

02 de abril de 2013

Matrícula – entrega dos documentos

08 de abril de 2013

Matrícula – assinatura da guia de matrícula

15 de abril de 2013

8. DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS

A homologação e divulgação dos resultados parciais e finais será através de publicação no endereço eletrônico da UEFS: www.uefs.br e na Secretária do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia – DCHF/UEFS. Os candidatos serão responsáveis por acompanhar no site a homologação e resultados parciais e finais de cada etapa. Os recursos só serão aceitos até 48 horas após a divulgação dos resultados parciais e finais.

9. MATRÍCULA

9.1 Entrega de documentação

Os selecionados deverão comparecer à Divisão de Assuntos Acadêmicos pessoalmente ou através de representante munido de procuração no dia 08 de abril de 2013, das 08:30h às 11:00h, para entrega de toda a documentação abaixo especificada e no dia 15 de abril de 2013, das 08:30h às 11:00h, para a assinatura do comprovante de matricula. Não serão aceitos documentos rasurados, com divergência de datas, de dados ou com qualquer outra divergência e/ou estado que comprometa sua legibilidade. Perderá o direto à vaga aquele que não apresentar a documentação completa e correta até a data definida para matricula.

Deverão ser entregues, no ato da matrícula, originais e cópias de toda a documentação ou cópias já autenticadas em cartório.

– Diploma de graduação ou Certificado de Conclusão de Curso

– Histórico escolar da graduação

– Certidão de Nascimento ou Casamento (obrigatória para estado civil casado)

– Documento de Identidade (Civil ou Carteira Profissional);

– CPF;

– Título de Eleitor;

– Comprovante de votação da última eleição ou certificado de quitação com a Justiça Eleitoral;

– Certificado de Reservista (somente para selecionados do sexo masculino – até 45 anos)

– 01 foto 3×4;

Os candidatos que obtiveram os cursos de Graduação no exterior deverão apresentar a respectiva documentação revalidada na forma da lei.

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