Senadora Lídice da Mata assegura investimento de R$ 800 mil para Canudos

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Na manhã do último sábado (08/12/2012), a população canudense comemorou o anúncio da aquisição de R$ 800 mil em investimentos para o município, por meio de emendas parlamentares de iniciativa da senadora Lídice da Mata.

A novidade foi assegurada pela parlamentar durante a reunião de atualização do Projeto Canudos com o Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável, no Memorial Antônio Conselheiro (MAC), na cidade.

Segundo a senadora, os novos recursos serão destinados para pesquisa arqueológica e aquisição de tratores — a serem doados à Associação Agropecuária dos Pequenos Criadores da Fazenda Barriguda —, de tanques-redes, de alevinos para o povoamento e de ração para melhorias da pesca no açude de Cocorobó.

Lídice ainda mostrou-se atenta às reivindicações realizadas pelos participantes do fórum, sobretudo, às questões do problema de saneamento básico enfrentado pela região e mostrou-se disponível para intermediar as negociações para a resolução do problema.

O Reitor da instituição, Lourisvaldo Valentim parabenizou a iniciativa da senadora e ratificou a parceria, por meio do Projeto Canudos, para o desenvolvimento socioeconômico do município.

Inauguração de equipamentos

Ainda durante a manhã, Lídice participou da inauguração dos equipamentos museográficos no cenário da guerra no Parque Estadual de Canudos (PEC). A aquisição do acervo é fruto de outra emenda parlamentar de autoria da senadora Lídice da Mata.

A cerimônia de inauguração reservou ainda a entrega do primeiro dos cinco lotes de equipamentos cinematográficos que serão utilizados na criação de um núcleo audiovisual da UNEB em Canudos, adquiridos por meio de outra emenda da parlamentar.

O pró-reitor de Planejamento (Proplan) da universidade, Luiz Paulo Neiva, que também coordena o Projeto Canudos, agradeceu pelo empenho da senadora no atendimento das demandas da região.

Também estiveram presentes na mesa da cerimônia o pró-reitor de Graduação (Prograd), José Bites, a prefeita do município de Euclides da Cunha, Fátima Nunes, o prefeito eleito de Canudos, Genário Rabelo e o presidente da Câmara Municipal da cidade, Gilson Cardoso.

O evento contou ainda com a participação do diretor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXII da UNEB, em Euclides da Cunha, Edson Barreto e do presidente do Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável, Lúcio Conceição.

Cursos do Parfor em Canudos

Ainda durante a manhã, o pró-reitor José Bites (Prograd) anunciou a implantação de mais dois cursos do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) para o polo de Canudos.

De acordo com o gestor, a criação das graduações em matemática e letras atendem às solicitações feitas pela população canudense durante visita realizada à cidade, em outubro deste ano.

Ainda segundo o pró-reitor, as graduações serão ofertadas para a população canudense a partir do segundo semestre de 2013.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113673 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]