Prestadores de serviço do SUS ameaçam paralisar atividades em Feira de Santana

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Corte de 20% na verba do SUS feito pela PMFS – Prefeitura Municipal de Feira de Santana, sem explicações pode fazer com que hospitais, clínicas e laboratórios suspendam suas atividades em alguns setores.

A verba repassada pelo SUS – Sistema único de Saúde, aos prestadores de serviço de Feira de Santana no tocante aos serviços prestados no mês de Outubro, que foram autorizados previamente pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana e aprovados pelo Ministério da Saúde, conforme demonstrativos do Fundo Municipal de Saúde somente foi pago pela PMFS em 80% do valor devido, os 20% restantes a PMFS não pagou e não deu explicações, questiona a direção da AHSEB.

Preocupados com o corte realizado pelo órgão municipal a AHSEB (Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia) juntamente com os prestadores vem tentando junto a Secretaria de Saúde e a Prefeitura de Feira de Santana que o restante da verba seja repassado, sem êxito. Desta forma a AHSEB requereu junto ao Ministério Público intervenção para mediar a situação evitando que se concretize a suspensão do atendimento a população carente de Feira de Santana e cidades vizinhas, que juntas totalizam 122 municípios.

Devido ao valor acentuado do corte, feito sem explicações, os prestadores do SUS estão com dificuldades para quitar suas obrigações, como por exemplo 13º dos funcionários, o que obrigou alguns prestadores recorrerem a empréstimos bancários com juros altíssimos para honrar o pagamento de seus funcionários e terceiros, expõe a direção da AHSEB.

A AHSEB espera que a PMFS não exponha a população de Feira de Santana e região a ficarem sem atendimento de saúde e espera que a situação seja resolvida o mais breve possível.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108704 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]