Polícia Federal investiga fraude em patrimônio da União

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã de sexta-feira (07/12/2012) quatro mandados de busca e apreensão na casa de dois servidores da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e na unidade do órgão no Distrito Federal. A Operação Perímetro investiga o desvio de um terreno da União, avaliado em R$ 380 milhões, para um proprietário particular.

As investigações da PF indicam que houve fraude em um relatório emitido pela Terracap, órgão que gerencia e comercializa terras públicas do Distrito Federal, em 2008. A SPU ratificou o documento em 2011, afirmando que o terreno pertenceria a um proprietário particular e não à União. Seis funcionários da SPU e um da Terracap são suspeitos de envolvimento no esquema. Todos eles foram ouvidos pela PF.

Para a polícia, a área de 344 hectares, na cidade de Vicente Pires, que fica a 20 quilômetros do centro de Brasília, seria destinada para construção de um setor habitacional. Segundo a delegada Fernanda Costa de Oliveira, as investigações agora estão voltadas para o suposto proprietário da área. Na operação, foram apreendidos dois carros, além de documentos. A delegada pediu ainda a prisão de um dos suspeitos, mas foi negada pela Justiça.

A terras na cidade de Vicentes Pires são historicamente motivo de disputa entre o governo e particulares. Inicialmente, a cidade seria voltada para a produção rural. No entanto, há cerca de 15 anos a área vem sendo fracionada dando origem a condomínios residenciais.

A Terracap informou, em nota, que foi procurada apenas para liberar dois funcionários para prestarem depoimento à PF. Já a assessoria do Ministério do Planejamento, ao qual a SPU está subordinada, não se manifestou até o momento.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112836 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]