IV Marcha Nordestina pela Cultura da Paz movimenta centro de Salvador

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Mais de duas mil pessoas participaram na tarde, desta sexta-feira (13/12/2012) da IV Marcha Nordestina pela Cultura da Paz e Não Violência. A grande mobilização foi iniciada em Salvador no Largo do Campo Grande e se estendeu até a Praça Castro Alves. No percurso, o movimento realçou com clamor o fim de todos os tipos de violência e discriminação.

Conforme relatou o idealizador da mobilização e coordenador do Instituto Mão Amiga de Ação Social e Cidadania, Ademir Santos, a Marcha foi originada de um movimento internacional pela paz realizada no ano de 2009 em cem países, abrangendo o Brasil. Este ano, estiveram presentes na ocasião, em Salvador, lideranças de importantes movimentos de Maranhão, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, dentre outros.

“Nosso objetivo é conscientizar e levar a mensagem de paz a toda população baiana e brasileira, especialmente o povo nordestino, que sofre com altos índices de violência. Quero agradecer a participação do governo estadual e municipal, e a todos que desenvolvem ações intensas em favor da paz em suas comunidades”, relatou Santos.

Na oportunidade, o representante do secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH), José Reginaldo Sousa Silva, falou que a Instituição tem trabalhado de forma integrada com as Organizações com a finalidade de implantar a cultura de paz ainda tão carente na Bahia.

Já o Secretário Municipal da Reparação, Ailton Ferreira, que participa todos os anos da mobilização, afirmou que a Marcha se insere perfeitamente no atual momento, e classificou a ação como uma luta essencial para chamar atenção para a violência que mata e destrói sonhos. “Agora estamos na Praça da Piedade, em frente ao prédio da Segurança Pública, para dizer que todo final de semana em Salvador são sepultados mais de 30 jovens de idade entre 17 e 28 anos vítimas da violência. Vim fazer esse apelo porque morre mais gente de arma de fogo do que de doenças, e desse jeito não podemos continuar”, disse, informando que estará presente na quinta Marcha que será realizada em 2013, nesse mesmo período.

Na ocasião, também estiveram presentes o vereador eleito, Luiz Carlos (PRB), além de Organizações do movimento social, estudantes e professores da Rede Estadual de ensino e diversos grupos culturais.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110897 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]