Escritor José Batista promete realizar caminhada em Santiago de Compostela em homenagem a Seleção Brasileira

José Batista Mattos: “Agora só em 2014, em Santiago de Compostela, até lá, se Deus quiser!”
José Batista Mattos: “Agora só em 2014, em Santiago de Compostela, até lá, se Deus quiser!”
José Batista Mattos: “Agora só em 2014, em Santiago de Compostela, até lá, se Deus quiser!”
José Batista Mattos: “Agora só em 2014, em Santiago de Compostela, até lá, se Deus quiser!”

Com estas palavras e mostrando bastante otimismo, o escritor José Batista de Freitas Mattos, concluiu na sexta-feira (23/11/2012), a caminhada da Igreja Senhor dos Passos em Feira de Santana até a  igreja do Bonfim, Salvador, percurso total de 130 Km, pagando promessa pela eleição do deputado federal ACM  Neto como prefeito de Salvador e, ao mesmo tempo, homenageando-o pela vitória que ele previu tão  logo ficou definida a candidatura do parlamentar do democratas.

Na segunda-feira, após o descanso natural que realizou no sábado e domingo, para recuperar as energias gasta durante o percurso, Batista falou sobre a caminhada que teve inicio as 8h 30min do dia 20 quando ele deixou o templo  de Senhor dos Passos conduzindo uma imagem antiga de madeira e gesso de Senhor do Bonfim, medindo cerca 60 centímetros e pesando  um pouco mais de 1Kg. A primeira parada foi por volta de 12 horas no Posto São Luiz, onde faz a refeição e descansou, retomando a caminhada após às 13 horas, parando às 18 horas em Amélia Rodrigues, onde se alimentou e dormiu. No dia 21 saiu às 3 da manha caminhando até parte da tarde com parada no Posto Sancler, deitando às 21 horas.

Na quinta-feira dia 22 de novembro reiniciou a caminhada pouco depois das 3 horas só parando para refeição e per noite em Simões Filhos, às 17 horas. No dia 23, venceu a última etapa da caminhada, saindo às 3 horas de Simões Filho para chegar à Igreja de Senhor do Bonfim, já na parte da tarde  Apenas com a pele do rosto queimada pelo sol e com cerca de quatros quilos à menos do seu peso normal, Batista não demonstra sinais de ter caminhado 130 Km enfrentando a temperatura bastante alta dos últimos dias , tanto que ele não hesita em dizer: “ O sol foi o meu maior adversário”. O autor do Livro “ACM o MITO” que já havia feito três caminhadas, pagando promessas pela saúde e direito políticos do falecido senador, a última há oitos anos entre as cidades de São Paulo e Aparecida do Norte, garante que não sentiu nada demais.

“Evidente que as pernas cansam um pouco, mas nada que pudesse ser considerado anormal ou preocupante. O grande adversário como eu já disse  foi o Sol. A temperatura na estrada estava em torno de 30 graus e em alguns momentos até mais, o que me obrigava a fazer breves paradas para me reidratar. Eu bebi muita água” relata.  Batista disse que saiu de Feira com 80 Km de peso, chegando a Salvador com pouco menos de 76, mas já esta com o peso normal.

Um par de  tênis importado, e um par de sandálias tipo havaiana, foram gastos na caminhada, além de uma sacola de nylon importada que também não resistiu ao peso e ao calor.

José Batista agora espera a Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil para empreender sua quinta caminhada e desta feita além de fora do país com um percurso muito maior: o Caminho de Santiago na Espanha com 1.800 Km. Tudo vai depender da seleção brasileira. “se o Brasil for campeão do Mundo e Deus permitir irei à Espanha. È um compromisso que já assumi e estou reiterando. Batista disse que no dia que chegou a Salvador, foi saudado pelo deputado ACM Neto que esta no exterior, através da sua assessoria ficando o prefeito eleito da capital de recebe-lo no inicio de dezembro tão logo retorne .

Nessa audiência Batista pretende entregar ao deputado a imagem que conduziu durante a caminhada.

Concluindo Batista fez um agradecimento extensivo à população feirense e a  baiana de um modo geral, lembrando que na BR – 324, muitas pessoas paravam seus veículos, mesmo sem saber o motivo da caminhada e perguntavam se ele precisava de algo e lhe ofereciam água numa prova de solidariedade.

Agradeceu também às orações que foram feitas para ele e disse que encontrou muitas pessoas conhecidas na estrada citando o vareador Sargento Joel, Carlos Lacerda, presidente do PPS, dentre outros. Por fim reiterou seus agradecimentos ao médico Aroldo Dourado, ao suplente de senador José Francisco Pinto (Zé Chico), aos empresários Jocélio Camilo da Hora (rede Atende-Bem), Rogerio Malaquias (Alta Tensão) ao prefeito eleito José Ronaldo de Carvalho, ao patrulheiro da Polícia Rodoviária Federal Sóstenes,  ao radialista Juarez Fernandes e os empresários Osmar Torres Filho e Humberto Cedraz pelo apoio que deles recebeu.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108883 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]