Empresa de Feira de Santana é alvo da Operação ‘Espelho Mágico’ que foi deflagrada na madrugada desta terça-feira

Empresas de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Amélia Rodrigues foram alvo de uma força tarefa que combate o crime de sonegação fiscal na Bahia. A ação foi denominada “Operação Espelho Mágico” e foi deflagrada na madrugada desta terça-feira (18/12/2012).

O trabalho reuniu representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz), da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e do Ministério Público. Em Feira de Santana, os crimes tem o envolvimento de uma empresa localizada na BR 324, próximo a Humildes, cujo nome não foi divulgado.

Segundo agentes da operação, os envolvidos no esquema atuavam no comércio atacadista( Mercante Distribuidora de Materiais Elétricos e de Construções LTDA) e mais duas empresas, uma distribuidora e outra transportadora. A estimativa do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sonegado é de R$ 2 milhões por ano não recolhidos aos cofres públicos estaduais.

Duas pessoas foram conduzidas por policiais civis para o Complexo Policial Investigador Bandeira de Feira. Após prestarem depoimentos, os dois homens que não tiveram os nomes revelados foram liberados no final da manhã .

A operação cumpriu os oito mandados de busca e apreensão previstos. Contou com um contingente de 94 servidores estaduais, sendo 28 da Secretaria da Fazenda e 63 da Secretaria de Segurança Pública, além de três Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, com a utilização de uma frota de 18 veículos.

Jovem perseguido e morto a tiros no bairro George Américo, em Feira de Santana

Por volta das 21 h desta terça-feira (18/12/2012), a polícia civil voltou a registrar outro assassinato no bairro do George Américo no interior de uma residência da rua Aeroporto, em Feira de Santana .

Jéferson da Silva Costa, 18 anos, morava na rua B quadra E, conjunto Bom Viver no mesmo bairro onde ocorreu o crime. A vítima que usava muletas tentou fugir, mas foi alcançado pelos assassinos que praticaram o crime.

De acordo com a delegada Milena Calmon a residência foi invadida e o jovem morto com vários tiros. Segundo o pai, Jéferson era envolvido com o mundo das drogas, revelou a autoridade policial durante o levantamento cadavérico.

O corpo foi encaminhado para o Departamento de Policia Técnica (DPT) para ser necropsiado.

No mês de dezembro 20 homicídios e um auto de resistência foram contabilizados pela polícia civil. Esse é quarto crime registrado essa semana na área da base de pacificação da policia militar, conforme registro da própria instituição.

Após atropelar cavalo na pista, motociclista morre no HGCA

Um acidente de moto na noite passada (18/12/2012) na avenida Eduardo Fróes da Mota tirou a vida de Robson Leite Santos, 27 anos, que morava na Via Pedestre 25 no conjunto Viveiros, em Feira de Santana .

De acordo informações, o jovem atropelou um cavalo que estava solto na pista que estava na entrada do bairro onde a vítima residia. O motociclista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiu.

O corpo encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para ser necropsiado.

Facada

Roberto Lopes de Azevedo, 28 anos, residente na cidade de Itaitê foi vítima de uma facada na clavícula aplicada por uma mulher conhecida com “Claudinha”, conforme ocorrência policial.

Acidentes

Um acidente automobilístico na estrada do Feijão deixou gravemente ferido Vamberto Silveira, 50 anos de idade, morador do estado de Goiás.

O homem foi socorrido para a unidade de saúde, onde permanece internado.Não há detalhes do fato na ocorrência hospitalar .

Antonio Timóteo de Oliveira, 21 anos, morador do bairro do Campo Limpo trafegava de moto em uma das ruas do Parque Ipê, quando colidiu com um veiculo.

O dono do automóvel prestou socorro à vítima até a unidade de saúde de Feira de Santana.

Guarda Municipal inicia Operação Natal

A Guarda Civil Municipal vai empreender mais uma vez a Operação Natal em Feira de Santana. Cerca de 60 homens estarão envolvidos na ação, que teve início nesta terça-feira (18/12/2012) e prossegue até o próximo dia 26 de dezembro. Distribuídos em cinco viaturas, os guardas vão percorrer os principais pontos do centro da cidade, das 9 às 19 horas.

Conforme o comandante da Guarda, Marcos Vinícius Alves, a operação visa reforçar a segurança nas ruas e praças mais movimentadas neste período. “Com esta ação vamos complementar diariamente os trabalhos da Polícia Militar e Polícia Civil, garantindo assim mais tranquilidade no comércio e segurança aos consumidores durante as compras natalinas”, ressalta.

Ainda de acordo com Marcos Vinícius, a equipe está distribuída nas Praças Coronel Tertuliano Almeida (Kalilândia), Monsenhor Renato Galvão (Matriz), João Barbosa de Carvalho (Fórum) e do Tropeiro, além do Centro de Abastecimento, Terminal de Transbordo Central, rua Cupertino Lacerda, avenidas Getúlio Vargas e Senhor dos Passos.

O roteiro também inclui o Terminal Rodoviário de Feira de Santana, ruas Desembargador Filinto Bastos (antiga Rua de Aurora) e Marechal Deodoro, e as Praças do Nordestino e Bernardino Bahia. “As rondas também serão realizadas no final de semana no centro e nos parques da cidade, com o auxílio de quatro motocicletas”, completa.

Após o término da Operação Natal a equipe dará início à Operação Ano Novo, que se estenderá até o dia 31 de dezembro.

Vendedor ambulante é executado na presença da esposa

O vendedor ambulante José Antonio Falcão Barbosa, também conhecido como “Zé do Óculos”, de 29 anos, foi assassinado com vários tiros por volta das 14h desta terça-feira (18/12/2012), na rua Tupinambá, bairro Mangabeira,em Feira de Santana.

Segundo informações colhidas pela polícia, José Antonio trafegava com a esposa Tânia Regina Pereira, em uma motocicleta CG, preta, de placa NYS-3561, quando foi surpreendido por dois homens que estavam em outra motocicleta,no momento em que passava por um quebra-molas.

O vendedor foi atingido por disparos na cabeça e caiu sobre uma poça de lama, junto com a esposa. Ele não resistiu e morreu no local. A mulher nãofoi baleada e ficou bastante abalada.

A vítima morava no residencial Rio São Francisco,bairro Mangabeira. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para ser necropsiado.

120 detentos do presídio de Feira serão beneficiados com saída temporária

Nesta sexta-feira (21/12/2012), cerca de 120 internos do Conjunto Penal de Feira de Santana serão beneficiados com a saída temporária do Natal. Em entrevista ao repórter Denivaldo Costa, o vice-diretor do presídio, Clériston Leite, enfatizou que os detentos devem retornar até o dia 27 deste mês.

Segundo ele, o benefício só é concedido a presos que estão no regime semi-aberto, ou aqueles presidiários que apresentam bom comportamento e que tenham cumprido 1/6 da pena.

O diretor da penitenciária, Edmundo Memeri Dumed, informou que a quantidade exata de detentos beneficiados passará por um analise do Juiz da Vara de Execuções Penais de Feira de Santana e pode sofrer alterações.

Cerca de 1000 presos estão custodiados, aguardando sentença por parte da justiça de Feira e outras comarcas da Bahia.

Mais um jovem comete suicídio dentro de casa

Morreu vítima de enforcamento na manhã desta terça-feira (18/12/2012), Roberto de Jesus Costa,19 anos, que residia na rua Dois Irmãos, no bairro da Asa Branca, em Feira de Santana

Segundo a ocorrência policial, o jovem foi encontrado com uma corda no pescoço, no interior da residência. De acordo informações, a vítima foi levada até a policlínica do bairro George Américo, mas já estava sem vida.

O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana para ser necropsiado.

Idosa morre após acidente doméstico em distrito

Uma idosa de 85 anos morreu vítima de queimaduras de 1º e 2º graus na manhã desta terça-feira (18/12) na emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

Segundo informações, Aurelina Cerqueira Santana estava na cozinha quando deixou uma chaleira com café fervendo cair sobre o peito. A polícia civil informou que o fato é considerado pela família como acidente doméstico.

Aposentada chegou a ser socorrida, mas não resistiu às queimaduras,relatou um parente. A vítima morava na fazenda Lagoa Grande, distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana.

O corpo do aposentado foi encaminhado para o necrotério do Departamento de Polícia Técnica (DPT) a fim de ser necropsiado.

HGCA: Jovem recebe tiro na cabeça na Serraria Brasil

Roberto Luiz da Silva Santos, 50 anos, residente no bairro Irmã Dulce foi atropelado na avenida Sampaio, cruzamento com a avenida Senhor dos Passos, centro de Feira de Santana.

O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) nesta segunda-feira (17/12/2012).

Outras ocorrências

Ailton Santos Souza, 27 anos, morador da avenida Senhor dos Passos, centro, foi baleado na cabeça na rua São José, da localidade do Minadouro, próximo do bairro Baraúnas. O tiro foi deflagrado por homens desconhecidos, conforme ocorrência hospitalar registrada durante a noite.

Raul da Silva Barros, 20 anos, morador da avenida João Durval Carneiro, bairro Eucalipto foi atingido com um tiro no rosto. A tentativa de homicídio ocorreu na rua Geraldo Leite, bairro Serraria Brasil, em Feira de Santana.

Polícia de São Gonçalo prende acusados de assaltar vans e construtora

A polícia civil de São Gonçalo dos Campos (RMFS) prendeu na tarde desta segunda-feira (17/12/2012), Viviane de Brito Santos, 27 anos e Wilson Silva Gomes, 32 anos, residentes no bairro Aviário, em Feira de Santana.

A dupla é acusada de assaltar uma van da SINDKOSAN, que faz linha São Gonçalo-Feira, e também o empresário Joacir de Carvalho proprietário da JPC Metalúrgica e Construções, roubando-lhe cerca de R$ 15 mil.

De acordo com o empresário, o fato aconteceu quando ele chegou no alojamento da empresa no bairro Boqueirão em São Gonçalo. Duas mulheres e um homem fortemente armados anunciaram o assalto e roubaram o dinheiro da empesa, outros pertences e dinheiro dos funcionários que trabalhavam no momento. Os assaltantes contaram com a ajuda de um dos funcionários da empresa, Wilson, que morava no alojamento.

Em depoimento ao delegado Gustavo Coutinho, Wilson confessou que foi informante do bando e revelou a identidade de todos os envolvidos: Viviane de Brito Santos, Sileide Silva da Paz (foragida) e um elemento de prenome Doca (foragido), que alugava as armas usadas nos crimes. Segundo Wilson, o montante roubado da empresa foi dividido entre os quatro.

Com Viviane, a polícia apreendeu oito aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro não revelada.

Viviane e Wilson foram autuados em flagrante por roubo e formação de quadrinha e serão transferidos para o Conjunto Penal de Feira de Santana. O delegado Gustavo Coutinho vai pedir nesta terça-feira (18/12) a prisão preventiva de Doca e Sileide, que por sinal é sogra de Viviane. As prisões foram efetuadas pelo chefe do (SI) Welington, e os agentes Claubo e Ranokef.

Feira ocupa o 6º lugar em assassinato de adolescentes

Uma pesquisa do Laboratório de Análise da Violência (LAV) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) aponta Feira de Santana em sexto lugar no que se refere à incidência de assassinatos de adolescentes no Brasil. A pesquisa envolve 283 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes.

Segundo o LAV, três adolescentes a cada grupo de mil morrem no país antes de completar 19 anos. A taxa cresceu 14% de 2009 para 2010. A estimativa é que 36.735 jovens de 12 a 18 anos sejam mortos, possivelmente por arma de fogo, até 2016, em todo o país. Em Feira de Santana, a previsão é que 585 jovens serão assassinados nesse período.

Com base em indicadores do Ministério da Saúde de 2010, o LAV constatou que o homicídio é a principal causa de morte dos adolescentes e equivale a 45,2% do total de óbitos nessa faixa etária, no Brasil.

Feira de Santana

Segundo a delegada Milena Calmon, o assassinato de adolescentes representa cerca de 8% dos homicídios ocorridos em Feira de Santana durante o ano de 2012. Entre os 401 assassinatos, 41 envolveram menores de 17 anos como vítimas.

“É um percentual elevado. A criminalidade entre eles vem crescendo, seja por tráfico, roubo ou furto. Como todos sabem, a droga vem alastrando a cidade. Muitos traficantes utilizam os menores para trabalhar no tráfico”, avalia a delegada, titular da Delegacia de Homicídios.

HGCA: Várias vítimas de tiros e facadas em Feira de Santana

Edvaldo Simões Filho, 34 anos, residente na rua Cruzeiro do Nordeste, 386, no bairro Santo Antonio dos Prazeres, teve um fratura na clavícula esquerda após um acidente de moto ocorrido no bairro da Cidade Nova, em Feira de Santana .

Neraldino Bispo Souza, 33 anos, residente na cidade de Várzea Nova foi vítima de várias facadas na barriga, aplicadas por um homem conhecido como Edvaldo, conforme ocorrência hospitalar.

Sidney Souza Costa, 29 anos, morador do povoado da Mantiba também foi ferido com um golpe de faca. O motivo da agressão não foi divulgado.

Ezequiel Souza de Castro, 23 anos, residente na cidade de Araci também foi ferido com golpes de arma branca. O primo da vítima foi acusado da tentativa de homicídio, segundo registros da unidade de saúde.

Júlio Rodrigues de Carvalho Neto, 37 anos, com domicilio na fazenda Bananeira, no município de Antonio Cardoso foi atendido na noite passada (16) no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Ele foi golpeado com faca no pescoço e foi submetido a uma intervenção cirúrgica.

Vítimas de tiros

Carlos Alberto da Silva Júnior, 18 anos, residente no Parque Panorama II foi baleado na cabeça e braços quando pedalava sua bicicleta.

Adilson de Jesus Silva, 18 anos, residente no conjunto Fraternidade foi atingido no braço esquerdo com disparo de arma de fogo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou socorro ao jovem até a unidade de saúde.

Fonte: Central de Polícia

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141157 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário