Feira de Santana: Atividades celebram os 100 anos de Oscar Marques

Familiares de Oscar Marques celebram trajetória do feirense.
Familiares de Oscar Marques celebram trajetória do feirense.

Fundador da Rádio Cultura e um dos principais incentivadores da Micareta de Feira de Santana, “Oscar Tabaréu”, como era conhecido, também foi deputado estadual e vereador em Feira.

Se estivesse vivo, Oscar Marques, figura de grande expressão no cenário político e cultural de Feira de Santana, estaria fazendo 100 anos este mês. E para comemorar o seu centenário, algumas atividades estão programadas para os próximos dias na cidade.

Uma missa realizada na tarde da segunda-feira (10/12/2012) abriu as comemorações ao seu centenário. Celebrada por Frei Monteiro, no casarão Fróes da Mota, a cerimônia contou com a presença e depoimentos de filhos, amigos e políticos que acompanharam a trajetória de Oscar.

Emocionada, a filha Ilda Marques falou sobre a figura paterna de Oscar. “Ele foi um pai educador que sempre politizou os filhos, conscientizou da necessidade de honestidade. Ele foi um homem que viveu a frente do seu tempo, um homem que soube tirar o melhor da vida. Tudo que ele sabia ele aprendeu com a vida”.

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia, Zé Neto (PT), salientou a importância da preservação da memória de Oscar Marques. “O saudoso “Oscar Tabaréu”, uma das figuras mais inteligentes que já passaram por nossa cidade, que sempre esteve à frente de seu tempo e, sem dúvida nenhuma, deixou um legado importante para o povo de Feira. A homenagem é justa e valiosa, de forma que lembra a todos nós o importante legado de nossa história”, disse.

Oscar Marques foi deputado estadual, vereador em Feira de Santana, fundador da Rádio Cultura e um dos principais incentivadores da Micareta de Feira. Uma exposição de fotografias que registram a vida pública de Oscar também faz parte das comemorações ao seu centenário.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108610 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]