Brasileiro será vice-chefe de programa da ONU contra HIV/Aids

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Luiz Loures irá substituir Paul De Lay, dos Estados Unidos; médico foi um dos principais arquitetos do programa de combate à doença no Brasil.

O Secretário-Geral da ONU nomeou um brasileiro para ser o vice-diretor-executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, Unaids.

Luiz Loures irá substituir o americano Paul De Lay no posto. Em nota, emitida pelo porta voz, Ban Ki-moon agradeceu a De Lay pelo trabalho de quase uma década com o Unaids.

Batalha

O médico brasileiro, considerado um dos arquitetos do programa de combate à Aids no Brasil, tem 28 anos de experiência em saúde e desenvolvimento.

Antes desta promoção, Luiz Loures trabalhava como diretor de políticas e assuntos públicos do Unaids, em Genebra.

Nesta entrevista à Rádio ONU sobre o Dia Mundial da Luta contra a Aids, ele falou sobre a batalha contra a discriminação de quem tem o HIV.

Viagens e Escola

“Só progresso científico não vai nos levar ao controle. Nós temos que intensificar também a luta contra a discriminação, que provavelmente esta vai ser a batalha final. Na questão dos direitos humanos, contra a discriminação da pessoa que tem o vírus. Em relação a viagens, à escola, esta realidade tem que mudar. Aí sim nós poderemos falar que estamos perto do fim da Aids.”

O recém-nomeado vice-diretor-executivo do Unaids, está trabalhando no programa desde 1996. Ele também serviu como médico-chefe da Unidade de Aids do Hospital João 23 em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Fonte: Rádio Onu

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]