Bancada evangélica na Câmara de Feira de Santana terá nove representantes a partir de 1º de janeiro de 2013

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Na próxima legislatura, que se inicia em 1º de janeiro, a bancada evangélica da Câmara Municipal de Feira de Santana vai passar a contar com nove vereadores. A estimativa é do vereador Justiniano França.

Ele apresentou este número por ocasião da sessão solene em homenagem ao Dia Municipal da Consciência Evangélica, realizada segunda-feira (03/12/2012) na Casa da Cidadania. Justiniano foi autor do requerimento propondo o evento.

Um dos integrantes da “bancada evangélica” na Casa, Justiniano lembrou, em seu discurso durante a sessão solene, que no exercício do mandato, os vereadores não são meros representantes de igrejas. “Representamos a cidade”, declarou.

Primeiro-secretário da Câmara, Justiniano presidiu  os trabalhos da sessão solene e disse estar muito feliz pela comemoração. “Temos a consciência do nosso papel nesta Casa”, disse o vereador. Além de religiosos e autoridades, estiveram presentes na sessão os vereadores eleitos Edvaldo Lima, Aldney Bastos – Neinha, Isaías dos Santos – Isaías de Diogo e o pastor Eli Ribeiro.

Profissional de imprensa Jair Onofre receberá o título de Cidadão Feirense 

O radialista Jair Onofre, diretor do site “Bahia na Política”, receberá da Câmara Municipal o título de Cidadão Feirense.

A homenagem, de iniciativa do vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha, foi aprovada por unanimidade pelo Poder Legislativo. Jair teve intensa participação no movimento estudantil.

Atuou como presidente da Casa do Estudante de Feira de Santana, na década de 1980, quando projetou-se para outras funções públicas que ocupou neste Município, inclusive cargos no Poder Executivo e assessoria parlamentar na própria Câmara.

Paulista de São Bernardo do Campo, Jair Onofre chegou a Feira de Santana ainda na infância e aqui constituiu família. Respeitado como analista político, ingressou na comunicação e mantém um dos mais concorridos sítios noticiosos locais na internet.

Para o vereador autor do projeto de Decreto Legislativo, Jair Onofre tem dado importante contribuição à sociedade, em seu trabalho jornalístico, motivo que o levou a propor a homenagem.

Homenagens na Câmara marcam Dia da Municipal da Consciência 

O Dia Municipal da Consciência Evangélica foi comemorado pela Câmara de Feira de Santana com uma homenagem a bispos, pastores e apóstolos em atividade no Município.

A sessão solene, realizada na segunda-feira (3), foi proposta pelo vereador Justiniano França e reuniu personalidades do segmento evangélico e também autoridades municipais.

Integraram a Mesa o prefeito eleito José Ronaldo de Carvalho; Paulo Aquino,  vice-prefeito Municipal; Gilberto Ruy,  presidente da AME Bahia e secretário municipal de Habitação; pastor Antônio Lima, da Associação de Missionários Pastores Evangelistas de Feira de Santana; bispo Adlai Duque, presidente da Igreja do Deus Vivo e palestrante da sessão solene.

Para o encerramento da sessão solene, aconteceu uma apresentação musical do Pastor Adrino Sanllim, bastante apreciada pelo público presente.

Os homenageados 

Pr. Adriano Sanllim – Igreja Assembleia de Deus no Cruzeiro

Pr. Benedito Rodrigues de Sousa – Igreja Evangélica Tabernáculo da Palavra

Pra. Ana Celma Cerqueira Ribeiro de Sousa – Igreja Evangélica Tabernáculo da Palavra.

Pr. Fabrício Bastos Pereira – Igreja Batista Pedra Forte.

Pr. Esdras Alves de Melo – Igreja Batista Missionária Nova Canãa.

Pr. Leolindo Ferreira Alves – Igreja Batista União.

Bp. José Wilson Dias da Silva – Ministério Evangélico Grão de Mostarda.

Pra. Elda Gomes Batista – Igreja Pentecostal Ministério de Deus a Caminho da Glória.

Pr. João Jorge da Conceição Lima – Igreja Assembléia de Deus.

Pr. Valdemir da Silva Santos – Igreja Quadrangular.

Pr. Jorge Eduardo Miranda de Souza – Igreja Ministério Profético Presença da Glória.

Pr. Weligton das Neves Batista – Igreja Batista Missionária Shekinah.

Pr. Diogo Reinaldo dos Santos  Filho – Igreja Batista Tabernáculo da Benção.

Pr. Raimundo Borges dos Santos – Igreja do Evangelho Quadrangular.

Pr. Antônio Sergio Almeida de Oliveira – Igreja Batista Ebenezer.

Ap. Manoel Antonio Suzart da Silva – Igreja Batista Templo de Formosa.

Pr. Francisco José Freitas Pimenta Junior – Igreja Batista.

Pr. Marlon Klebson Menezes da Silva – Igreja Batista Missionária Kainania

Pr. Irlan Nascimento de Almeida – Igreja Louvor e Renovação.

Pr. Jailson Oliveira Araújo – Igreja Apostólica Internacional Nova Jerusalém.

Pr. Anadilson Sampaio de Oliveira – Igreja Evangélica Noiva do Cordeiro.

Pr. Carlos Augusto Vieira de Souza – Igreja Apostólica Internacional Nova Jerusalém.

Pr. Joseval Nascimento – Igreja Assembleia de Deus.

Pr. Antônio dos Santos  Lima – Igreja Ministério Casa de Adoração Deus Vivo.

Pr. Nilton Ferreira de Almeida – Igreja Ministério Evangélico Batista.

Pr. Everaldo Alves Neri – Igreja Comunidade União dos Povos.

Pr. Luiz Claylton Peixoto Almeida – Igreja Unção Divina.

Ap. Itamar Alexandre da Silva Melo – Igreja Apostólica Unção Divina.

Pra. Ana Luiza de Almeida Santos – Igreja Batista Adoração.

Pr. Jorge Dias Santos – Igreja Batista União.

Com calendário distinto da rede municipal, alunos das escolas estaduais podem ficar sem transporte 

Os alunos da rede estadual de ensino que residem na zona rural de Feira de Santana podem ter o ano letivo comprometido por falta de transporte escolar. O alerta está sendo feito pelo vereador Justiniano França.

Segundo o parlamentar, o principal motivo seria a alteração no calendário letivo da rede estadual, que está previsto para terminar em fevereiro, por conta da greve dos professores.

“O que me preocupa é que a partir do dia 21 de dezembro a rede municipal de ensino terá férias e o calendário na maioria das escolas estaduais está previsto até o mês de fevereiro”, lembra o vereador.

No distrito de Bonfim de Feira, segundo ele, os professores resolveram não aderir à greve porque chegaram à conclusão de que poderiam “enfrentar dificuldades com a falta do transporte”.

Para Justiniano, o Governo do Estado, através da Diretoria Regional de Educação (DIREC-02), deverá fazer uma contratação de caráter emergencial para que os alunos dos distritos não tenham o ano letivo prejudicado devido à falta do transporte.

“Apesar dos sábados passarem a ser letivos, o transporte escolar da rede estadual não foi alterado, acompanhando assim o mesmo roteiro previsto no calendário da rede municipal. Ou seja, nos sábados em que não haverá aula para a rede municipal, os alunos da rede estadual não terão acesso a este transporte”, disse.

Sobre a greve dos professores da rede estadual, o vereador acredita que o Governo do Estado cumpriu com o combinado perante os professores. “Os percentuais de progressão na carreira foram devidamente votados. Não era exatamente a vontade da maioria dos professores, mas foram aceitos por eles”, frisa.

Vereador elogia respeito à diversidade por parte dos adeptos do candomblé 

“Saber conviver com a diversidade” é uma das principais virtudes do candomblé, afirma o vereador Marialvo Barreto. Ele fez nesta terça-feira (04/12/2012), dia dedicado a Iansã, um discurso sobre o preconceito que ainda existe contra o “povo dos terreiros” no Brasil.

O petista defende uma relação de respeito entre os integrantes das inúmeras religiões. “Eu nunca vi o religioso do Candomblé recriminar o cara que vai à Igreja Católica, Igreja Evangélica, no espiritismo ou judaísmo”, disse ele.

Salientou que, também, não se vê representantes do Candomblé na rua distribuindo material para as pessoas visitarem o terreiro. “No Candomblé vai quem quer”, afirmou.

O petista ressaltou que existe um segmento pequeno de “evangélicos” que prega a “intolerância religiosa”. No entanto, segundo ele, “ao mesmo tempo que faz a intolerância contra o Candomblé, copia tudo do pessoal de terreiro; tem até banho de descarrego, patuá e tambores”, assinalou.

Para Marialvo, o Brasil deve muito as religiões de matriz africana, “um exemplo a ser seguido”. O Candomblé, acentuou, “foi a luta de resistência do povo negro baiano e o marco de resistência contra a destruição ambiental”.

Vereador eleito  prestigia religiões de matriz africana e participa de encontro de mulheres de terreiro 

O vereador eleito Wellington Andrade ainda não tomou posse, mas “já está reconhecendo a religião de matriz africana”, diz o vereador Marialvo Barreto.

A observação foi feita pelo petista na Câmara, nesta terça-feira (4), data em que se comemora o Dia de Iansã ou Oyá – orixá cuja figura, no Brasil, é sincretizada com Santa Bárbara,  personagem católica.

Segundo Marialvo, Wellington participou recentemente de um encontro de mulheres de terreiro, no bairro Tomba.

Iansã é uma “entidade forte”, descreve Marialvo. É ela que abre a temporada que atrai turistas para a Bahia.

A Festa de Santa Bárbara – padroeira do Corpo de Bombeiros e dos mercados – abre também, nesta terça-feira (4), o ciclo de festas religiosas e populares em Salvador, que é fechado com o 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá, no bairro Rio Vermelho.

Marialvo afirmou que hoje os tambores vão roncar nos terreiros e terá caruru nos quatro cantos da Bahia em homenagem a Iansã. Destacou que em Feira de Santana acontece o tradicional Caruru de Santa Bárbara – padroeira do Centro de Abastecimento.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114859 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.