BaianaSystem e Ortinho fazem shows em Cachoeira

BaianaSystem
BaianaSystem
BaianaSystem
BaianaSystem

Com a proposta de promover encontros entre a cultura de Pernambuco e a do estado anfitrião, o festival Conexão PE edição Bahia chega à Cachoeira no dia 8 de dezembro de 2012, com shows de BaianaSystem e Ortinho. As apresentações acontecem no Palco Principal (Beira Rio), a partir das 19h, e incluem uma parceria com o Cachoeira Doc, resultando na exibição de um filme com acompanhamento musical ao vivo.

Divulgando o CD homônimo, a Baiana System tem atraído grande público para suas apresentações, marcadas pela exploração de novas sonoridades da guitarra baiana. A banda produz uma música urbana com influências das culturas brasileira, africana e jamaicana, promovendo a interação da guitarrinha com bases pré-mixadas, e investindo no uso de efeitos sonoros e na liberdade para improvisos.

Ortinho, por sua vez, apresenta o show “Herói Trancado”, mesclando a levada pop-rock com um toque de Jovem Guarda. Com dez anos de carreira solo, ele fez parcerias com grandes nomes da música nacional, como Arnaldo Antunes e Marcelo Jeneci. Seu trabalho também chamou a atenção de Maria Bethânia, que acaba de inserir “A casa é sua” (Ortinho e Arnaldo Antunes) no seu novo espetáculo.

Ortinho
Ortinho

Antes dos shows, o público assistirá o documentário silencioso  “Window water baby moving”, de Stan Brakhage, com trilha ao vivo feita por Roberto Barreto e João Millet Meireles, integrantes da BaianaSystem. As atrações musicais sobem ao palco após a divulgação dos vencedores das três mostras competitivas do CachoeiraDoc e o curta “O mundo é uma cabeça”, documentário sobre o mangue beat dirigido por Bidu Queiroz e Cláudio Barroso, será exibido no intervalo dos shows.

SERVIÇO

08/12

Palco Principal (Beira Rio), 19h

Ortinho

BaianaSystem

Cerimônia de premiação do III Cachoeira Doc

Exibição de “Window Water Baby Moving” (Stan Brakhage) com acompanhamento musical de Roberto Barreto e João Millet Meireles, músicos

da BaianaSystem

Exibição de Videoclipes de Bandas do Recôncavo

Exibição de O Mundo é uma Cabeça (Bidu Queiroz e Cláudio Barroso)

Edição: Juliana Andrade//A matéria foi alterada às 14h08 para correção do número de casas entregues pelo Programa Minha Casa, Minha Vida: foi entregue a milionésima unidade, e não a milésima, como tinha sido publicado. A chamada da primeira página também foi corrigida

Clipe “A casa é sua”, Ortinho

Sobre Carlos Augusto 9519 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).