Bahia Pesca incentiva criação de ostras em cativeiro

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

As ostras, tão apreciadas no verão baiano, não servem apenas como iguaria servidas em bares e restaurantes do estado. Graças ao projeto de cultivo de ostras em cativeiro da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, os moluscos estão levando mais renda e alimento para dezenas de marisqueiras e pescadores. A ação da empresa atende 20 famílias nas comunidades de Graciosa (em Taperoá), no distrito de Iguape (em Cachoeira) e em Aratuípe.

Os moluscos são retirados do fundo dos estuários ainda pequenos, na chamada fase de semente. Depois são colocados em gaiolas presas por cordas e bóias, onde vão se alimentar e crescer até 12 centímetros. De acordo com o subgerente de maricultura da Bahia Pesca, José Sanches Júnior, os moluscos se alimentam através da filtração da água e não provocam nenhum tipo de alteração no meio ambiente.

“Como o cativeiro fica no ambiente onde as ostras vivem, a fonte de alimentação é natural. Os criadores não precisam gastar com ração. A Bahia Pesca fornece todos os equipamentos e faz visitas de assistência técnica para acompanhar o trabalho”, explica o subgerente. A Bahia Pesca faz ainda o controle de qualidade das ostras.

O projeto produz anualmente 12 mil dúzias de ostras. O objetivo agora é que os pescadores que participam da criação ganhem autonomia e se tornem autossuficientes, atraindo outras famílias para participar do projeto.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108296 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]