Audiência discute medidas de segurança pública para Feira de Santana e Críticas e propostas serão apresentadas ao governador da Bahia

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

A violência em Feira de Santana e ações necessárias para a melhoria da segurança no município foram discutidas em audiência pública na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (06/12/2012). O evento, proposto pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, teve requisição do deputado estadual Capitão Tadeu (PSB), intermédio de Carlos Geilson (PTN) e foi presidido pelo vereador Ailton Rios (PSDB).

Também presentes o deputado Deraldo Damasceno (PSL), secretário municipal de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, vereadores de Feira de Santana, Salvador, Itabuna, Coração de Maria e Santo Antônio de Jesus, Organizações Não Governamentais e sociedade civil.

Dentre as causas apontadas, durante a audiência, como causadoras da deficiente segurança pública não apenas em Feira de Santana, mas em toda a Bahia, estão: falta de ações preventivas a violência, má qualidade na educação pública, efetivo pequeno para atender a população e más condições de trabalho.

De acordo com Geilson, medidas para melhoria da educação devem ser tomadas simultâneas as que tragam resultados mais urgentes. “Dados atestam que o maior causador da violência é o tráfico de drogas e o que o governo faz para impedir a entrada de drogas no país? As drogas chegam a todos os lugares, mas como enfrentar isso sem participação efetiva do governo federal?,” questionou.

O secretário Mizael Freitas afirmou que Feira de Santana tem uma média de 300 assassinatos por ano e o Capitão Tadeu informou que os dados, críticas e sugestões serão levados pelos deputados ao governador Jaques Wagner. Já Deraldo Damasceno destacou a importância do trabalho do policiais e da valorização destes profissionais.

Ao final, os deputados, além do Cel. Adelmário Xavier, comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), e Laércio dos Santos, delegado da Polícia Civil responderam questionamentos dos presentes.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112547 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]