Presidente de grupo chinês diz que a Bahia é o melhor lugar para investir no Brasil

Hu Junlie, presidente do Grupo de Grãos Chong Qing.
Hu Junlie, presidente do Grupo de Grãos Chong Qing.

O Oeste baiano terá uma das maiores indústrias misturadoras de fertilizantes, conforme assegurou na noite desta segunda-feira (19/11/2012), durante jantar com o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, o presidente do Chongqing Grain Group Corporation Limited Liability Company, Hu Junlie. O grupo, que já está implantando no município de Barreiras uma indústria esmagadora de soja, a Universo Verde, quer investir em infraestrutura e espera que o governo federal defina regras para investimentos em logística, principalmente no Porto Sul. “A Bahia é o melhor lugar para investir no Brasil” afirmou Hunlie, agradecendo a agilidade nas decisões e o apoio do governo baiano.

Acompanhado por 15 vice-presidentes e diretores das empresas da holding, o líder do Grupo Chongqing veio à Bahia para visitar as instalações da Universo Verde Agronegócios e conhecer o local onde estão sendo realizadas as obras da unidade agroindustrial em Barreiras. Durante o jantar, no restaurante Fogo de Chão oferecido pelo grupo ao secretário e representantes da Secretaria de Relações Internacionais, o presidente agradeceu o apoio que tem recebido do governo do Estado para que o investimento efetivamente se realize, além de fortalecer a parceria entre os dois estados irmãos, Bahia e a província de Chongqing, desde dezembro de 2012.

Hu Junlie afirmou que tem interesse em trazer para o Estado uma empresa de fertilizantes, aproveitando o potencial para a produção de milho e soja, não só da Bahia, mas dos outros estados produtores. Declarou ainda interesse em investir em armazenamento, em identificar parceiros locais para a produção de soja que deve ser esmagada na futura unidade industrial do grupo, além de investimentos em infraestrutura como o Porto Sul.

Nesta terça-feira (20) o grupo seguiu para o município de Barreiras, para verificar o andamento das obras da unidade industrial. A viagem ao Brasil foi finalizada em Brasília, de onde retornam para a China. O líder Grupo Chongqing convidou o secretário e o governador Jaques Wagner para voltarem à China no próximo ano, com o intuito de fortalecer e aproximar os laços entre os governos da Bahia e da província de Chongqing tão importante para a vinda de novos investimentos em outros setores.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111058 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]