PRE/BA: Vereador de Ibotirama perde cargo por infidelidade partidária

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Emerson Allan Gonçalves Oliveira, conhecido como Dr. Allan, alegou grave descriminação pessoal como razão para deixar o PP, o que não foi devidamente comprovado.

A pedido da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), o vereador Emerson Allan Gonçalves Oliveira, do município de Ibotirama, localizado a 648 km da capital baiana, teve a perda do cargo decretada por trocar de partido sem apresentar justa causa. Somente em 2012, 56 vereadores, de 43 municípios da Bahia, perderam a posição por infidelidade partidária, a maioria a partir de ações movidas pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA).

A ação de decretação de perda de cargo eletivo foi proposta pela PRE/BA contra o vereador, conhecido como Dr. Allan, e contra o diretório estadual do Partido Social Liberal (PSL), agremiação na qual o político ingressou três dias após deixar o Partido Progressista (PP), pelo qual foi eleito em 2008.

O vereador alegou que sofreu grave discriminação pessoal, decorrida de sua insatisfação com o fato de ter sido destituído da direção do PP e de esta ter sido atribuída a Roberval Alves de Souza, conhecido como Dr. Roberval, seu adversário político.

Entretanto, no entendimento do procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga, a situação apresentada não configura caso de grave discriminação pessoal, uma das quatro motivações consideradas justa causa para desfiliação partidária pela Resolução do TSE nº 22.610/07, além de outras três: incorporação ou fusão do partido; criação de novo partido; e mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário.

Desta forma, acatando o pedido da PRE/BA, em 14 de novembro o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia decretou a perda de mandato eletivo de Emerson Allan Gonçalves Oliveira. Com isso, a Câmara Municipal de Ibotirama deverá empossar, no prazo de dez dias, o suplente eleito do partido por ordem de votação.

Fonte: Ministério Publico na Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120447 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.