Novo manual ajuda jornalistas de negócios a produzir melhores matérias sobre governança corporativa

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Um manual recém-lançado mostra aos jornalistas como cobrir melhor o mundo dos negócios e modos de perceber tendências nas atividades financeiras das empresas que podem levar a matérias de maior impacto.

Escrito pelo Centro Internacional para Jornalistas e pelo Fórum Global de Governança Corporativa da Corporação Financeira Internacional, o manual “Who’s Running the Company: A Guide to Reporting on Corporate Governance” (“Quem administra a empresa: um guia para reportagens sobre governança corporativa”) mostra como repórteres podem olhar para além dos demonstrativos financeiros e tabelas de uma empresa e buscar matérias de impacto na forma como as corporações operam.

Um dos objetivos do manual é ajudar jornalistas de negócios a “prestar atenção à liderança das empresas e perguntas se os diretores e a administração estão tomando as decisões certas, e como suas ações estão ligadas às tarefas da empresa”.

“Governança corporativa é o elemento principal do que dá certo ou errado nos negócios. Entendê-la é vital para um bom jornalismo de negócios”, disse John Plender, editor colaborador do jornal Financial Times emembro do Fórum Global de Governança Corporativa.

Entre as dicas para jornalistas de negócios estão como definir melhor a governança coporativa, fazer mais contatos numa reunião de acionistas de uma empresa e identificar irregularidades potenciais na papelada de uma empresa.

O guia também oferece informações sobre empresas estatais e de família, sobre a composição da diretoria de empresas e sua relação com os acionistas, e também como escrever matérias melhores sobre eventos financeiros, para que sejam mais acessíveis aos leitores.

A cobertura de negócios e acordos financeiros tem se tornado cada vez mais importante desde a recessão econômica global de 2008. Dean Starkman, editor do livro “The Best of Business Writing 2012” (“Os melhores textos sobre negócios 2012”), explica a importância do jornalismo de negócios na introdução do livro, na qual afirma que “a crise nos lembra que, numa democracia, não é suficiente entender apenas eventos e atores políticos, mas também os econômicos e financeiros.”

 *Com informações do centro Knight.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123100 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.