Nova sede do PROCON de Feira de Santana, será inaugurada nesta segunda-feira

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Com o objetivo de prestar serviços à população em um espaço mais amplo e moderno, a Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) vai inaugurar a sua nova sede na próxima segunda-feira (03/12/2012), ás 10 horas. A unidade fica situada na rua Castro Alves, 635, Centro.

De acordo com o superintendente do órgão, Jorge Marques, o equipamento está recebendo os últimos ajustes para ser entregue a comunidade.

“Após a entrega da nova sede, a unidade do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf) será desativada. Como forma de homenagear o advogado e conciliador do Procon, Itaracy Pedra Branca, falecido em fevereiro deste ano, as salas de audiência vão ganhar seu nome”, ressalta.

A unidade dispõe de espaço climatizado, recepção, duas salas de audiência, salas de reunião, decisão, diretoria, defesa jurídica e fiscalização, além de espaço amplo para acolhimento e sistema digital.

Atendimento prioritário para pacientes com câncer

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem garantindo prioridade no atendimento aos pacientes que precisam de procedimentos oncológicos, anatomo-patológicos, como a coleta de material para biopsia e hemodiálise, e aqueles que serão submetidos a transplantes.

Por conta da gravidade dos casos, eles não precisam passar por todos os trâmites necessários ao agendamento das consultas e exames.

De acordo com a diretora de Gestão da Rede Própria da SMS, Daniele de Oliveira, as equipes de todas as unidades de saúde estão orientadas a garantir prioridade a este público. “Como se tratam de casos graves, estes pacientes não devem entrar na fila e aguardar por uma vaga para o procedimento que necessita. Eles têm preferência e conseguem realizar as consultas e exames antes daqueles que possuem perfil diferenciado e já estavam aguardando a vaga”, explica.

Ela observa que, embora a demanda, principalmente de pacientes com câncer, tenha sido maior que a oferta dos prestadores do Sistema Único de Saúde, a SMS vem adotando várias medidas para garantir que o atendimento ocorra sempre o mais rápido possível. “Quando o paciente tenta agendar o procedimento solicitado pelo médico e não consegue para a mesma semana, tiramos cópia da guia e, na semana seguinte, quando há uma nova abertura de vagas, marcamos e ele realiza normalmente o procedimento”, esclarece.

Ainda de acordo com Daniele de Oliveira, o paciente incluído neste grupo que encontrar dificuldades em agendar procedimentos pode procurar a SMS. “É nosso dever assegurar o atendimento prioritário a este público. Estamos atentos a isso e sempre buscando promover um melhor acolhimento a estes pacientes”, ressalta, lembrando que hoje as pessoas com câncer contam com o tratamento de radioterapia na Unacon e com o acompanhamento do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC).

Teste rápido para diagnóstico do vírus HIV

O Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado neste sábado (1º), será lembrado em Feira de Santana com a oferta do teste rápido para o diagnóstico do vírus HIV, na campanha Fique Sabendo. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Municipal DST/HIV/Aids, será realizada das 8 às 12 horas, no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho (CSE), localizado na rua Germiniano Costa.

A coordenadora do Programa, Vanessa Sampaio, observa que o teste garante um diagnóstico precoce, possibilitando tratamento e acompanhamento mais rápidos. “O resultado do teste fica pronto em 30 minutos. Infelizmente a realização dele ainda não tornou-se um hábito na vida das pessoas. Mas é somente através desse teste que é possível conhecer o status sorológico”, salienta.

A expectativa, conforme Vanessa Sampaio, é que pessoas de ambos os sexos e de diversas idades participem da ação. “É através das campanhas que conseguimos atrair o público e promover a conscientização da importância do uso do preservativo como forma de prevenção a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. As campanhas favorecem a redução dos índices de contaminação por HIV”, considera, acrescentando que “a ação também é válida por permitir que a população tome conhecimento dos serviços disponibilizados pelo Município para o tratamento”.

Conforme o Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais, cerca de 250 mil brasileiros tem o vírus HIV e não sabem. Em Feira de Santana, o Programa Municipal DST/HIV/AIDS registrou de janeiro a outubro 178 novos casos de HIV/Aids, sendo 108 no público masculino e 70 no feminino. No CSE, o Programa realiza atividades voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento, e atende uma média de 20 pessoas diariamente para o teste de HIV, mediante agendamentos.

Os usuários inicialmente participam de atividades de acolhimento e, individualmente, são ouvidos e recebem orientações, para então se submeterem a coleta de sangue. Se o resultado for positivo, ele será acompanhado por um infectologista, que indicará a medicação adequada com base no exame de carga viral. A retirada do medicamento é feita no próprio local, que oferece também acompanhamentos com odontólogo, psicólogo e fisioterapeuta.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112774 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]