Na ONU, Brasil defende renovação do Conselho de Segurança

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Os países-membros da ONU debateram nesta quinta-feira o relatório anual sobre o trabalho do Conselho de Segurança. Foram levantadas sugestões para que o órgão seja mais representativo, democrático e transparente.

Na reunião, na Assembleia Geral, o Brasil defendeu que apenas com “uma reforma real na estrutura”, o Conselho estará melhor representado, seguindo as realidades políticas atuais.

Processo

A embaixadora brasileira na ONU, Maria Luiza Ribeiro Viotti, ressaltou em Nova York a necessidade de uma nova fase de debates.

Viotti afirmou que a “nova fase” deveria ser orientada em resultados e por negociações reais e substantivas. Para a embaixadora do Brasil, “um documento de negociação conciso é essencial” para começar o processo de reforma.

Mais Membros

A representante brasileira notou ainda que o relatório sobre o trabalho do Conselho de Segurança destaca esforços para aumentar a transparência do órgão. O Brasil também apoia a expansão no total de membros do Conselho, atualmente formado por 15 países, e a melhora dos seus métodos de trabalho.

O relatório avaliou reuniões, declarações e resoluções aprovadas pelo Conselho de Segurança entre agosto de 2011 e julho deste ano.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109848 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]