Instituto GBarbosa forma mais uma turma do Projeto Despertar e Aprender em Feira de Santana

Alunos são certificados pelo Projeto Despertar e Aprender.
Alunos são certificados pelo Projeto Despertar e Aprender.
Alunos são certificados pelo Projeto Despertar e Aprender.
Alunos são certificados pelo Projeto Despertar e Aprender.

Hoje, sexta-feira (30/11/2012), às 8h, na Rua da APAE, ocorreu a formatura da segunda turma do projeto Despertar e Aprender em Feira de Santana, uma parceria do Instituto GBarbosa [IGB] e APAE, que tem como objetivo busca capacitar e inserir pessoas com deficiência intelectual, auditiva e física no mercado de trabalho.

Os alunos participaram de aulas gratuitas de cidadania, trabalho em equipe, relações interpessoais e práticas do mundo do varejo, além de receber material didático, transporte e alimentação. Ao término do curso, os participantes ainda tiveram a oportunidade de ocupar cargos de trabalho nas lojas da rede GBarbosa em Feira de Santana.

Na primeira turma, foram 14 formandos e atualmente nove trabalham nas lojas GBarbosa. Nesta segunda turma, serão 23 formandos e quatro já estão efetivamente contratados.

Alunos e comunidade participam da solenidade.
Alunos e comunidade participam da solenidade.

Projeto Despertar e Aprender

Desde sua criação, em 2006, o projeto Despertar e Aprender já capacitou 166 alunos com deficiência física e intelectual no estado de Sergipe, em parceria com a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada), a Associação dos Deficientes Motores de Sergipe (ADM/SE), a Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Segundo a presidente do IGB, Nadja Mattos, o projeto tem a finalidade de colocar jovens com idade acima de 18 anos no mercado de trabalho, e dar um suporte na vida familiar e social. “Eles têm atividades profissionais como qualquer outro funcionário: fazem cursos, podem ser promovidos, são totalmente integrados”, afirma. Além da capacitação profissional, o IGB trabalha também a auto-estima dos alunos.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9375 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).