FENAGRO 2012, o campo e a cidade se encontram no Parque de Exposições de Salvador

Aberta oficialmente neste sábado, FENAGRO prossegue até o dia 2 de dezembro de 2012.
Aberta oficialmente neste sábado, FENAGRO prossegue até o dia 2 de dezembro de 2012.
Aberta oficialmente neste sábado, FENAGRO prossegue até o dia 2 de dezembro.
Aberta oficialmente neste sábado, FENAGRO prossegue até o dia 2 de dezembro.

“A solicitação por mais baias e a fila de espera de produtores que gostariam de participar da maior Feira Agropecuária do Norte-Nordeste, Fenagro, demonstra que superamos com garra esse momento difícil da seca”, disse o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo, Eduardo Salles, representando o governador da Bahia, Jaques Wagner, na abertura do evento, que aconteceu neste sábado (24/11/2012), no parque de exposições de Salvador. A abertura da feira foi uma das mais concorridas nos 25 anos de sua existência e contou com as presenças dos secretários estaduais Fernando Schimit (Serinter), Wilson Brito (Sedir), Eugênio Spengler (Meio Ambiente) e Mara Moraes (Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza).

Participaram também da solenidade de abertura, o embaixador da China, Li Jinzhang e os cônsules do Japão, de Portugal, da Bélgica e da Finlândia, além de presidentes de associações de produtores, cooperativas, deputados estaduais e federais, da superintendente da Conab, Rose Pondé, da Superintendente do Ministério da Agricultura na Bahia, Virgínia Hage, do diretor executivo da CAR, Ivaldo Mendonça e do presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia, João Martins, além de dezenas de representantes de entidades ligadas à agropecuária e dos movimentos sociais.

O secretário Eduardo Salles ainda destacou que a Fenagro mostra a importância do homem do campo e cumpre um importante papel de aproximar a cidade com a zona rural. Ele explicou que, durante o evento, que prossegue até o próximo domingo (2), os visitantes conhecerão como funciona 27 cadeias produtivas e verão como se fabrica o queijo, desde a ordenha até o produto final, em um laticínio montado no Parque de Exposições, e poderão acompanhar a fabricação de chocolate em uma pequena fábrica, passando por todas as fases desse processo.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia, João Martins, destacou o entusiasmo dos produtores, em meio à seca. “Essa exposição é uma prova inequívoca de que, mesmo com a estiagem enfrentada este ano, os produtores permanecem animados e com expectativa de bons negócios”, disse.

O presidente da Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Machador da Bahia (ACCMMB), Hermann, Abbehusen, representando todas as demais associações, espera que a feira gere bons negócios. “Podíamos ter uma boa desculpa para não realizarmos um evento como este, em um ano de grande estiagem, mas conseguimos. Espero que durante esta semana possamos nos divertir e fechar grandes negócios”,declarou.

O superintendente do Banco do Brasil, João Batista e o diretor de negócios do Banco do Nordeste, Paulo Ferraro, reafirmaram apoio aos investimentos que devem ser feitos durante a feira, contribuindo para a movimentação da economia baiana e do Nordeste.

Acordos – Durante o evento, foi firmado um Protocolo de Intenções entre a Seagri e o Banco do Brasil, para a implementação de ações com foco no desenvolvimento da pecuária na Bahia, por meio da elaboração de agenda positiva para divulgar, promover e realizar reuniões e ofertar produtos e serviços específicos do banco.

Foi assinado ainda um acordo de cooperação entre a Seagri, a Agência de Defesa Agropecuária (Adab) e a Faeb, para desenvolver soluções no âmbito da agricultura e da pecuária, englobando disponibilização de tecnologias e serviços que permitam a integração e a logística para apoio e operacionalização do cartão do produtor, o CNA.

O acordo assinado permitirá solicitar e imprimir documentos, tais como a Guia de Trânsito Animal (GTA), Permissão de Transito Vegetal (PTV), Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), bem como facilitar o pagamento de tarifa e impostos.

A Fenagro pretende atrair cerca de 300 visitantes e movimentar 100 milhões em negócios. Participam dessa edição 800 expositores com seis mil animais, entre bovinos, com 1,1 mil exemplares, eqüinos (800), caprinos e ovinos (3 mil), além de pequenos animais. Serão homenageadas as raças Nelore, Campolina, Santa Inês e Saanen, das espécies bovina, eqüina, ovina e caprina, respectivamente.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário