Coluna de Antônio José Larangeira de 28 de janeiro de 2017

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Feira do Semiárido

A Universidade Estadual de Feira de Santana  realizará dia 4 de dezembro  próximo, a 8ª Feira do Semiárido, com abertura oficial  às 19h quando haverá  palestra a ser proferida pelo secretário de Planejamento do Estado da Bahia, José Sérgio Gabrielli, sobre o tema do evento – Semiárido e a seca no Nordeste: Planejamento e Políticas Públicas nos Territórios de Identidade, programada para o anfiteatro do campus universitário.  Esta  oitava edição,  que se prolongará até o dia 7, reforça o objetivo principal de ampliar o espaço de discussão sobre os saberes, fazeres, problemas, desafios e potencialidades regionais que envolvem esta que é uma das regiões mais atingidas pela seca e por problemas sociais e econômicos. “Neste sentido, busca-se alternativas para o homem e a mulher com oferta de produtos e idéias”, conforme observa a professora Rita Brêda, coordenadora de Extensão da Uefs. Os espetáculos serão iniciados às 18h com encontro de cordelistas e a celebração Semiárido em Versos – Retrato do Sertão de Patativa do Assaré, apresentada pelo artista Domingos Santeiro. Às 21h, após a solenidade de abertura, haverá apresentação da Banda de Pífanos do Bendegó.

Festival de Filarmônicas

 Na noite de sábado ultimo, 24, foi encerrado o II Festival de Filarmônicas Princesa do Sertão, realizado pela Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense. A Banda de Música da Sexta Região Militar, de Salvador, e a Filarmônica Terpsícore Popular, de Maragogipe, se apresentaram no Teatro Frei Félix de Pacatuba, no Centro Comunitário Ederval Falcão, com repertório que arrancou aplausos da plateia. Em todo evento participaram  sete entidades, com quase 200 músicos, quando foram executadas 52 peças musicais, incluindo dobrados, fantasia, marchas, suítes, valsa, arranjos, música popular brasileira, tema de filme, música natalina, músicas americana, espanhola e inglesa.

Convenção da Soamar

Com representação baiana, aconteceu no Marina Park Hotel, em Fortaleza, a XIX Convenção Nacional Soamar Brasil, quando no ensejo foi eleito como vice presidente Valter Porto. Estiveram presentes de Salvador fazendo parte delegação da Bahia, os presidente Soamar George Gaspari e o diretor Jorge Pinto.

Data festiva

Solange Lins de Albuquerque foi homenageada sábado, 24, pelo seu aniversário, com um animado e concorrido almoço, organizado por um grupo de amigos. De Londres recebeu o telefonema do sobrinho Marconi Lins de Albuguerque.

Festa literária

Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro a cidade de Jequié, sediará a primeira edição da Festa Literária do Sertão de Jequié –Felisquié, que tem como tema central“O regional que se torna universal”, revelando a força global de ícones da  cultura nordestina e discutindo variados assuntos relacionados à literatura e outras linguagens artísticas. O escritor, jornalista e sociólogo Mouzar Benedito falará sobre mitologia brasileira e lançará uma coleção de seis livros sobre mitos ecológicos da cultura de tradição oral no Brasil.

Pitombo dará aula em NY

Nesta quinta feira, o consagrado cirurgião plástico feirense radicado há décadas no Rio de Janeiro,  Volney Pitombo proferirá aula  no 32º Simpósio de Cirurgia Estética, no Waldorf Astoria, em Nova York. É o único brasileiro convidado para participar desse conclave internacional.

Almoço

Bastante concorrido o almoço comemorativo pelo aniversário do vereador  Antonio Carlos Passos Ataíde no espaço de festa Roque’s Buffet. O ex-presidente da  Câmara Municipal de Feira de Santana foi muito cumprimentado.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3041 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]