Em parceria, USP e Estadão lançam biblioteca digital sobre corrupção

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

O jornal Estado de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP) lançaram no início de novembro a Corrupteca, espécie de biblioteca digital que agrega notícias e artigos acadêmicos sobre corrupção, noticiou o próprio Estadão.

Na primeira fase, a Corrupteca agrega cerca de 100 mil textos sobre corrupção — entre produção científica de 63 países que fazem parte do consórcio Open Archives Initiative (OAI) e todas as notícias publicadas no Estadão sobre o tema desde 1875 –, informou a Revista Fapesp. Qualquer pessoa com acesso à internet pode pesquisar no site.

Em entrevista à publicação, o diretor do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas da USP (Nupps), José Álvaro Moisés, disse que a Corrupteca é “uma ferramenta analítica capaz de municiar os estudantes e pesquisadores do tema com mateiral empírico”.

Segundo o site da USP, a novidade da Corrupteca é a utilização da chamada “web semântica” (ou web 3.0), que filtra as buscas não apenas por termos como “caixa 2” ou “lavagem de dinheiro”, mas também pelo contexto.

*Com informações do Centro Knight.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113517 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]