EBDA incentiva comercialização de produção da agricultura urbana e periurbana em Salvador

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Visando incentivar a comercialização da produção de agricultores familiares que vivem em bairros periféricos de Salvador e região metropolitana, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), promove, a partir da próxima terça-feira (20/11/2012), na sede da instituição, localizada na Av. Dorival Caymmi, em Itapuã, uma feira verde com produtos orgânicos provenientes de hortas urbanas.

Na feira poderão ser encontradas hortaliças como alface, couve, coentro e cebolinha. Também serão comercializados bolos, biscoitos, mingaus, doces e geleias produzidos em agroindustriais montadas pela EBDA, em associações comunitárias de bairros soteropolitanos.

O evento é uma extensão do Programa de Agricultura Urbana e Periurbana, da EBDA, que visa contribuir com o desenvolvimento social local, e realiza ações específicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para quem vive nas cidades. Quem participa do programa também recebe capacitações destinadas ao processamento de alimentos, educação ambiental,  cultivo de plantas medicinais e afro-religiosas, além de aprender a implantar pequenos empreendimentos comunitários para processamento de alimentos como biscoitos e geleias.

Segundo o presidente da empresa, Elionaldo de Faro Teles, a EBDA é comprometida com a inclusão social, com o respeito à cidadania e a melhoria da qualidade de vida da população mais vulnerável. “Será uma honra receber, aqui na sede da empresa, os agricultores e seus produtos. Queremos que eles entendam que a EBDA é a casa do agricultor familiar baiano, e estaremos sempre disponíveis para contribuir com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de cada família que vive da agricultura”, disse Teles.

A iniciativa integra atividades de produção, beneficiamento e comercialização de produtos agroalimentares, incentivando agricultores de bairros como Curralinho, Alto de Coutos e Fazenda Coutos. A ação acontecerá, semanalmente, sempre às terças-feiras, a partir das 8h.

“Buscamos novas maneiras de agregar valor, gerar renda e oportunidades de trabalho para essas pessoas que integram o programa. A disponibilização dos produtos para comercialização em ponto fixo, é mais uma opção na geração de renda para a melhoria das condições de vida das populações beneficiadas”, disse a coordenadora do Programa de Agricutura Urbana, Janete Seabra.

Sobre Carlos Augusto 9460 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).