Delegada diz que mulher também pode ser autuada na lei Maria da Penha

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

O dia 25 de novembro de 2012 foi instituído pela Assembleia Geral da ONU como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. Todos os anos desde 1999, governos, organizações não governamentais e instituições outras promovem neste dia atividades de sensibilização sobre o problema da violência contra a mulher, que atinge mais da metade da população mundial sem distinção de cor, raça e classe social.

A delegada Ana Virginia Paim, titular da Delegacia de Atendimento Especial a Mulher (DEAM), informou que Feira de Santana registrou no ano passado 5775, enquanto neste ano 3500 boletins de ocorrência estão sendo apurados.

Ainda de acordo com a autoridade policial, a lei Maria da Penha colocou atrás das grades no ano de 2011, cerca de 90 pessoas, enquanto neste ano 116 foram autuados em flagrante.

Com esses números Feira ficou em 2ª lugar no ranking de números de queixas de agressão contra mulher no estado da Bahia. As delegacias especializadas de Salvador localizadas nos bairros de Brotas e Periperi ficaram com a primeira e terceira colocação.

O município registra uma média de 300 queixas de violência doméstica contra mulheres, informou a titular da especializada.

“Nos casos de agressões de agressões de mulheres como briga de vizinhos, colegas de trabalhos, as queixas são registradas nas delegacias especializadas da área”, disse Virginia ao repórter da rádio Subaé.

“Já nos casos de união homoafetiva (mulheres), agressão filha contra mãe, ou entre irmãs no âmbito familiar, os casos são considerados como flagrantes com base na Lei Maria da Penha”, finalizou

Idoso morre vítima de acidente em São Gonçalo

Grigorio Alves de Almeida, 68 anos, residência ignorado teve o corpo encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana na noite deste domingo (25/11/2012).

De acordo com informações, o idoso morre após um acidente automobilístico no bairro Alto do Cruzeiro, município de São Gonçalo dos Campos.

Não informações sobre o fato na ocorrência policial.

Violência: Adolescente morto a tiros na porta de casa; homem encontrado morto em distrito

Denilton Santos Bastos, de 16 anos, entrou na estatística de pessoas assassinadas no final de semana em Feira de Santana.

O menor foi morto por volta de 0h30 deste domingo (25/11/2012), no loteamento Luma Torres no bairro Asa Branca.

De acordo com familiares, a vítima estava na porta de casa, na rua G casa 12, quando foi baleado e morto.

A autoria do crime não informado aos policiais civis durante o levantamento cadavérico presidido pela delegada plantonista.

Homicídio em distrito

Já por volta das 9 h da manhã, Joadson de Oliveira Silva, 24 anos, natural de Jequié foi encontrado morto com vários tiros. O crime aconteceu na noite passada.

O corpo foi localizado por populares na fazenda Areia, no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana.

A delegada plantonista da Delegacia de Homicídios (DH), Ana Virginia, disse que não há informações sobre a motivação do crime. Segundo familiares, o jovem foi levado à força por homens desconhecidos e encontrado morto.

O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser periciado

Após sair de festa, vigilante bate moto em poste e morre

Morreu vítima de acidente de moto durante a madrugada deste domingo(25/11/2012), João da Cruz Alves, 34 anos, que residia na localidade de Candeal II, no distrito de Matinha, em Feira de Santana.

De acordo com informações, o vigilante estava pilotando uma moto pela estrada da Matinha quando perdeu o controle e bateu em um poste de iluminação.

O homem morreu na hora devido ao impacto da batida. Ele retornava de uma festa, quando o acidente ocorreu, informaram os familiares.

O corpo foi necropsiado no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e liberado no inicio da tarde de domingo.

Conceição do Coité:Motociclista se perde em curva, bate em cerca e morre

Pedro Ferreira Pereira, 29 anos, morava na Fazenda Peba II, na região do distrito de Salgadália, em Conceição do Coité, e teve morte instantânea por volta das 22h30 deste sábado (24/11), no km 16 da BA-411, depois de colidir a moto CG Titan de placa DGR -5910 licença de Araraquara- SP, contra o cercado de uma propriedade, distante cerca de 500 metros do centro do distrito e bem próximo das casas populares da ASCURSAL. O impacto foi tão grande que o pneu dianteiro da moto foi arrancado.

A Brigada Voluntária Anjos da Vida, sob o comando de Wagno Santana, chegou ao local do acidente poucos minutos depois, mas não pôde fazer nada, pois constatou que a vítima estava sem sinais vitais. Só restou sinalizar o local do acidente e comunicar o fato à policia civil para realizar o levantamento cadavérico.

Segundo Clicio de Almeida Silva, que se identificou para o calila noticias como primo da vítima, ele estava na companhia do motociclista antes do acidente, no Povoado de Serrote, distante 3 km do local da tragédia.

“Ele estava bebendo desde cedo, era mais ou menos duas horas da tarde quando começou a beber; agora à noite ele disse: vamos a Salgadália agora e eu disse que não, pois estava muito ‘tomado’, mas ele não me ouviu. Saiu com a moto em velocidade e eu resolvi pegar minha moto e ir atrás dele, e vi que ele não conseguiu fazer a curva e foi de encontro à cerca. Chamei algumas pessoas para prestar socorro, mas não adiantou, ele já estava morto”, contou o primo .

Pedro trabalhava de lavrador e perdeu a mãe há três meses. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana para ser necropsiado .

Motorista morre após capotar veículo em Ipirá

Sérgio Araújo Melo, de idade e endereço ignorados foi vítima de capotamento na noite passada (24/11), na cidade de Ipirá.

O acidente ocorreu na BA 411, na estrada de Pau Ferro, após o homem perder o controle da caminhonete.

O corpo foi encaminhado para o Departamento de Policia Técnica (DPT) de Feira de Santana para ser necropsiado.

Trio é detido após tentar roubar caminhoneiro em Feira de Santana

Três pessoas, sendo uma delas menor de idade (17 anos), foram presas na tarde deste sábado (24), sob acusação de formação de quadrilha e porte ilegal de arma, após terem, segundo a polícia, tentado roubar um caminhoneiro em Feira de Santana.

Segundo informações da PM, o trio havia tentado roubar o caminhoneiro em um posto de combustíveis da cidade. A polícia tomou conhecimento do fato e uma guarnição da 65ª CIPM, sob comando do cabo Mota avistou o carro que estava sendo ocupado pelos suspeitos, uma picape Courier, cor prata, placa policial JOU-1001, licença de Valença (Ba).

Eles ainda tentaram fugir, mas após um cerco policial, foram interceptados na rua Macapá, no bairro Tanque da Nação.

Os suspeitos foram identificados como Jerster Mota Silva, 27 anos, que mora no bairro Jardim Acácia, Paulo Henrique Macedo, 18, morador do bairro George Américo e o adolescente. Segundo informações da polícia, todos já tem passagens em delegacias. Santo Estevão: Mais de 200 pedras de crack e duas pessoas presas em operação das polícias militar e civil

As polícias civil e militar montaram uma operação na noite desta sexta-feira (24/11) que resultou na prisão de dois traficantes, dois usuários de drogas e apreensão de mais de 200 pedras de crack. A operação teve como principal objetivo o combate ao tráfico de drogas em Santo Estevão. Mais de 20 policiais, 8 viaturas e dois carros de apoio fizeram parte da operação que teve o reforço da equipe Visão Noturna, da 1ª Coorpin – Coordenadoria Regional de Policia do Interior.

A operação começou por volta das 20h30 com três comboios se dividindo simultaneamente por várias áreas consideradas perigosas na cidade.

Traficantes presos – No Caminho do Oeste, Thiago de Jesus Andrade foi preso em casa com mais de 200 pedras de crack. No momento da abordagem, a polícia encontrou na residência, garotas menores de idade e um outro adolescente que foi preso por associação ao tráfico.

Drogas injetáveis e seringas, celulares e dinheiro também foram encontrados na casa de Thiago, conhecido como ‘Tingôle’, que tem várias passagens pela polícia. Ele e o adolescente que estava na sua residência foram presos em flagrante. Thiago foi qualificado por tráfico e transferido para o Presídio Regional de Feira de Santana. Um outro jovem conseguiu fugir antes da chegada da polícia.

No bairro do Mutirão, policiais vasculharam o local à procura de traficantes de Feira de Santana que foram morar no local. Uma casa foi invadida pelos agentes, que encontraram crack. Os bandidos conseguiram fugir no momento que perceberam a aproximação das viaturas. Moradores do bairro clamavam por justiça. “Estou feliz com esta operação. Isso aqui tá um inferno. Os traficantes estão tomando conta”, revelou uma moradora que por medo de represália preferiu não se identificar.

Imagens comprometedoras – Dois jovens também foram flagrados pela polícia civil no bairro Alto do Purrão portando pequena quantidade de maconha. No aparelho celular de um deles a polícia encontrou fotos do adolescente exibindo meio quilo de maconha e fotografias de um grande traficante de Feira de Santana que também foi residir em Santo Estevão. Os jovens foram ouvidos e se declararam usuários. No final da operação eles foram liberados.

Polícia nas ruas – De acordo com a delegada Joselita de Paula Pinto e o comandante da 57ª CIPM, Major Samuel Melo, após as operações constantes da polícia em Feira de Santana, muitos traficantes resolveram migrar para Santo Estevão. “Não vamos dar trégua aos criminosos. A nossa sociedade pede resposta imediata da polícia e aí está a nossa primeira ação de muitas que virão”, afirmou a delegada. O major também garantiu que esta medida é só o começo do combate ao crime em Santo Estevão. “Vamos intensificar as nossas operações com as polícias civil e militar no combate sistemático ao crime aqui na cidade”.

Os bairros do Mutirão, Alto do Purrão e os Conjuntos Adair de Miranda Cabral e Silva e na Urbis foram cercados pelas viaturas, além do Pau de Vela, Caminho do Oeste, Rua Santo Estevão, Cruzeiro do Monte, Ladeira Vermelha, Rua Henrique Dias, Avenida José Botelho e a Getúlio Vargas, o bairro Marambaia, loteamento Nova Esperança, Bombinha do Gás e as comunidades rurais de Conga e Lagoinha ocorreram batidas policiais.

HGCA: Quatro pessoas baleadas em tiroteio no bairro Mangabeira; um deles morreu logo depois

Um intenso tiroteio foi registrado na noite desta sexta-feira (23/11) na rua Tupinambá, no bairro da Mangabeira, em Feira de Santana .

Gilson Oliveira dos Santos, 22 anos, residente na rua Coelho Neto, no bairro da Rua Nova foi baleado na mão direita; Alex Santos de Jesus, 16, morador da rua Cordeirópolis, no mesmo bairro, levou tiro em local não revelado; Alessandro dos Santos, 28, foi baleado no abdômen e Willian da Silva Reis, 27, morador do Parque Tamandarí, no bairro do Tomba,foi atingido com tiro na cabeça. Este último não resistiu ao ferimento.

As vítimas foram socorridas para a emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU) com o apoio da Guarda Municipal.

Segundo o comandante da GM, Marcos Vinicius, dois homens em uma motocicleta efetuaram vários disparos e fugiram.

Facadas

Adriano Conceição Oliveira, 16 anos, morador da fazenda Doutor, no distrito de Humildes foi atingido com um golpe de faca. De acordo com a ocorrência policial, a irmã da vítima é acusada de ter aplicado a facada no tórax do adolescente.

Manoel Xavier da Silva, 45 anos, morador da rua Iris, no bairro do Tomba foi vítima de vários golpes de faca no tórax e braços. A tentativa de morte ocorreu na residência da vítima. De acordo com o boletim de ocorrência, a esposa do Manoel foi apontada como autora da agressão.

Ainda segundo a vítima, tudo foi iniciado por causa de ciúmes.

Tiros

Luciano da Conceição de Melo, 25 anos, morador da rua Nova Brasília, no município de Muritiba foi medicado na unidade de saúde, após ter sido atingido com um tiro. O autor dos tiros é desconhecido.

Gilsoney Silva de Jesus, 24 anos, morador da cidade de Riachão do Jacuípe também foi baleado na noite passada. Não há detalhes sobre a tentativa de homicídio.

Blog Central de Polícia, com informações de Fátima Brandão.

Jovem morto a tiros no conjunto Homero Figueredo

Populares localizaram um corpo por volta das 22 h da noite passada (23/11), em uma ribanceira localizada no conjunto Homero Figueredo, bairro Gabriela, em Feira de Santana.

A vítima foi identificada como Willian da Silva Venas, 22 anos, que morava na rua Zazá, 245, no mesmo conjunto onde foi encontrado morto .

De acordo com a perícia técnica, os tiros atingiram o tórax pernas e costas. No local, ninguém repassou informações sobre o crime aos policiais da Delegacia de Homicídios (DH).

O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser necropsiado.

No mês de novembro já foram registrados 38 assassinatos no município. Em todo o ano, 377 assassinatos estão sendo investigados pela polícia civil.

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa e foto do Fato Concreto.

Criança morre afogada quando tomava banho em rio

Mais uma criança morreu afogada no final da tarde de sexta-feira (23/11), e teve o corpo encaminhado para o DPT de Feira de Santana.

De acordo com familiares, Jeferson Anjos Oliveira, 11 anos, tomava banho em um rio próximo de onde morava quando começou a se afogar. O garoto ainda foi socorrido para o hospital local, mas não resistiu.

A vítima morava no conjunto Habitacional Alto do Ipê, na cidade de Barrocas, há poucos quilômetros no município de Serrinha.

Durante essa semana, vários afogamentos com vítimas fatais foram registrados pela policia civil.

Jovem é flagrado com arma e maconha no Papagaio

Policiais da 66ª Companhia Independente (CIPM), prenderam Rodrigo Souza da Silva, 19 anos, na manhã desta sexta-feira (23/11), no bairro Papagaio, em Feira de Santana. Ele foi flagrado com arma e drogas.

A equipe Eco do PETO 66, composta pelo sargento Paulo Calixto e os soldados Samarone e Atanael, passava pela rua 5 daquele bairro quando avistou o suspeito e resolveu abordá-lo. Com Rodrigo, encontraram um revólver calibre 22 e municiado com quatro cartuchos intactos e algumas buchas de maconha, além de uma certa quantia em dinheiro que a polícia acredita ser fruto da venda de entorpecentes.

O soldado Samarone informou que o jovem mora na comunidade Modelo, em Santo Estevão, mas se envolveu em uma briga naquele município, onde esfaqueou uma pessoa e também se feriu, resolveu vir para Feira de Santana.

O acusado foi apresentado no Complexo Policial Investigador Bandeira e responderá por porte ilegal de arma e tráfico de drogas.

Fonte: Central de Polícia

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113569 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]