Costa do SauÍpe recebe final do maior Business Game do mundo. 32 equipes e 135 universitários disputam Desafio SEBRAE

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
As equipes competem entre os dias 9 e 12 de novembro de 2012, no Sauipe Class, dentro do Complexo da Costa do Sauípe, no litoral Norte da Bahia. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
As equipes competem entre os dias 9 e 12 de novembro de 2012, no Sauipe Class, dentro do Complexo da Costa do Sauípe, no litoral Norte da Bahia. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
 As equipes competem entre os dias 9 e 12 de novembro de 2012, no Sauipe Class, dentro do Complexo da Costa do Sauípe, no litoral Norte da Bahia. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
As equipes competem entre os dias 9 e 12 de novembro de 2012, no Sauipe Class, dentro do Complexo da Costa do Sauípe, no litoral Norte da Bahia. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)

O Desafio Sebrae, considerado por especialistas como o maior Business Game do mundo, terá sua final nacional realizada na Bahia. As equipes competem entre os dias 9 e 12 de novembro de 2012, no Sauipe Class, dentro do Complexo da Costa do Sauípe, no litoral Norte da Bahia, distante 76 km de Salvador. O anúncio do vencedor será dia 13 de novembro, às 15h, no Bahia Othon Palace, em Salvador.

O Desafio representa hoje a principal contribuição do Sebrae para a difusão da cultura empreendedora no meio universitário. Na edição deste ano, os universitários estão gerindo uma fábrica de polpas e sucos de frutas tropicais. O jogo utiliza um software de gerenciamento que, durante a competição, avalia as decisões das equipes, em ambientes virtuais, que simulam o funcionamento do mercado. Essas decisões são comparadas com as dos concorrentes, o que resulta em uma pontuação para as equipes ao final de toda rodada de decisão. No fim de cada fase, os pontos acumulados das equipes são utilizados para gerar o ranking.

Serão 32 equipes do Brasil, num total de 135 estudantes, que disputam a semifinal e a final. O jogo começa às 19h do dia 9 de novembro com o sorteio das chaves. As competições acontecem até o dia 11, quando às 18h30 são conhecidas as oito equipes finalistas, que disputam o jogo durante todo o dia 12. O campeão será anunciado no dia 13, às 15h, no Bahia Othon Palace, em Salvador, com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto.

Premiação

Todos os membros das oito equipes finalistas ganham um iPad. Os alunos da equipe campeã ganham um MBA Executivo, com 410 horas, uma viagem internacional para conhecer um Centro de Empreendedorismo e representam o Brasil no Desafio Internacional. A equipe que ficar em segundo lugar será premiada com uma capacitação de 120 horas da Série Estratégias e, a terceira colocada, com uma capacitação de 30 horas.

Além disso, as três melhores equipes participarão de um curso de inovação oferecido pelo Instituto Alberto Luis Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

Equipe Irecê Frutas e Derivados da Bahia disputa etapa nacional

A equipe Irecê Frutas e Derivados, formada por alunos do curso de Engenharia Química da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, foi a grande vencedora da etapa estadual do Desafio Sebrae na Bahia. A premiação aconteceu no dia 18 de outubro. Os alunos Felipe Soeiro, Carlos Eduardo Oliveira, Andressa Evangelista, Pedro Ferreira e Jordana Pereira receberam, cada um, um tablet, além de troféu e certificado. Eles disputam na próxima semana a etapa nacional, que inclui as fases semifinal e final.

Durante a premiação estadual Carlos Eduardo foi o porta-voz do grupo. Na ocasião, ele destacou a importância da experiência para a formação profissional. “É a primeira vez que participamos do Desafio Sebrae e a experiência tem sido bastante positiva. Esperamos conquistar agora a etapa nacional para a Bahia”, comemorou.

Por ter sido um dos cinco Estados com o maior número de inscritos no Desafio (mais de 9 mil), a Bahia pôde levar duas equipes para a etapa nacional. A equipe Polpaye, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, conquistou o segundo lugar na disputa e também estará na semifinal.

A Polpaye é formada por Caio Vinícios Miranda, Rafael Ribeiro, Jader Carneiro e Thiago Santana, estudantes do curso de Administração em Vitória da Conquista. Para Caio, o Desafio Sebrae é uma oportunidade para aplicar na prática o que se aprende em sala de aula. “Havíamos participado em 2009 e, logo de início, percebemos que é um grande aprendizado”, afirmou.

Durante a premiação estadual o diretor técnico do Sebrae Bahia, Lauro Ramos destacou a importância de colocar em pauta o tema do empreendedorismo como forma de fortalecer a economia e o desenvolvimento do País. “Nossa Instituição segue com o propósito de fomentar o debate do tema e se aproximar cada vez mais da academia. O Desafio Sebrae é uma das ferramentas para trabalharmos nessa vertente”, disse.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113540 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]