Comunidade e autoridades participam de audiência pública sobre o novo aeroporto de Feira de Santana

As pessoas que lotaram o auditório da Associação Comercial de Feira de Santana acompanharam os esclarecimentos a respeito das obras do aeroporto João Durval Carneiro.
As pessoas que lotaram o auditório da Associação Comercial de Feira de Santana acompanharam os esclarecimentos a respeito das obras do aeroporto João Durval Carneiro.

Durante o evento, promovido pelo mandato do deputado Zé Neto, foi reafirmado o cumprimento do cronograma das obras e assegurado o cuidado que irá marcar o trato com as desapropriações

As pessoas que lotaram o auditório da Associação Comercial de Feira de Santana acompanharam os esclarecimentos a respeito das obras do aeroporto João Durval Carneiro, na manhã desta quinta-feira (29/11/2012), na audiência pública promovida pelo mandato do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT).

O evento contou com a presença de autoridades locais e estaduais, além de moradores do entorno do aeroporto e várias categorias representativas na cidade.

De acordo com Zé Neto, “os prazos estão sendo cumpridos e temos um ano para efetivaressas indenizações. Em três meses encerram-se os estudos e teremos um acompanhamento permanente que será feito pelo Derba [Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia] quando teremos, mais objetivamente, a definição no que diz respeito a valores e pagamentos”, disse.

Denisson Oliveira, presidente do grupo de trabalho de desenvolvimento aeroportuário da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), reafirmou o cumprimento do cronograma das obras e assegurou o cuidado que irá marcar o trato com as desapropriações. “Temos uma orientação do secretário Otto Alencar para que cuidemos com muita atenção e carinho na questão das desapropriações”. De acordo com Denisson, quase 300 famílias estão envolvidas nesse processo.

Ainda sobre a questão das indenizações, Adilson Dantas do (Derba) foi categórico. “A ordem do governo é que todos os moradores do local, mesmo os que possuem apenas a posse da terra, sejam indenizados”.

O aeroporto de Feira será administrado pelo  Consórcio Aeroportos Bahia, controlado pela empresa Sinart, que administra os aeroportos de Lençóis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas e pela UTC, que administra o aeroporto de Campinas, em São Paulo.

Requalificação

Com a requalificação, a área do aeroporto passa de 2.356.343,89m² para 4.317.948,17m². Com a requalificação do aeroporto, a expectativa é que a cidade atraia um grande volume de cargas de bens de consumo e movimente produtos dos pólos logísticos que estão sendo instalados na cidade, além de ajudar a desafogar a demanda, que hoje é concentrada em Salvador.

Voos regulares

A partir de 2013, o Aeroporto João Durval Carneiro passará a operar voos para São Paulo e Porto Seguro. Os voos serão regulares, com aeronaves da Embraer com capacidade para 50 passageiros. A expectativa é que daqui a três anos a empresa possa dar apoio as operações do Aeroporto Internacional de Salvador.

Além do deputado Zé Neto e Denisson Oliveira, compuseram a mesa: Magno Felzemburg, secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico; Edson Piaggio, presidente do Instituto Pensar Feira; Maria Gorete, presidente da Associação de Moradores da Fazenda Retiro; José Carlos Barreto, reitor da UEFS; Armando Sampaio, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS); Alfredo Falcão, diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), André Régis, presidente do Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS) e Eliana Boaventura, sub-secretaria da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Regional (Sedir ).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108887 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]