Alunos de universidades particulares estudam menos, aponta Ipea

Juarez Duarte Bomfim.
Juarez Duarte Bomfim.

Alunos de universidades particulares estudam menos, aponta Ipea.

Os alunos de instituições particulares de ensino superior dedicam menos tempo fora da sala de aula aos estudos do que os matriculados em universidades públicas. É o que mostram os dados preliminares de uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) sobre a juventude brasileira, divulgados nesta terça-feira (6).

Os técnicos do Ipea entrevistaram 2,4 mil estudantes de duas instituições públicas e quatro particulares de São Paulo e Brasília. Segundo o levantamento, 37,1% dos universitários brasileiros utilizam menos de 5 horas semanais para estudos fora da sala de aula. No outro extremo, 3,6% dos participantes da pesquisa afirmaram estudar mais de 26 horas semanais fora da sala de aula.

Na amostra da pesquisa detectou-se que 52% dos alunos estudam e trabalham. Desse grupo, a maior parte (44,7%) declarou separar menos de 5 horas semanais para estudos complementares – “o que é esperado de quem trabalha e estuda”, dizem os técnicos do Ipea. No entanto, 34,9% dos estudantes que se definiram como desempregados utilizam essa mesma quantidade de horas para estudos fora da universidade. A pesquisa, que compara a juventude brasileira à chinesa, é resultado de acordo de cooperação técnica entre o Ipea, a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), o Centro de Pesquisa em Infância e Juventude da China e a Associação de Pesquisa em Infância e Juventude da China. Ao todo 2,4 mil jovens do país asiático também foram ouvidos.

Com informações do Estadão.

http://www.bahianoticias.com.br/ Terça, 06 de Novembro de 2012

Sobre Juarez Duarte Bomfim 741 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]