ALBA: Deputados aprovam projeto que assegura promoção para professores da rede estadual da Bahia

Deputado Zé Neto explica que curso será ofertado para quase 27 mil profissionais; Com isso, até março de 2013, o Estado terá concedido 54% de reajuste real acima da inflação para a categoria.
Deputado Zé Neto explica que curso será ofertado para quase 27 mil profissionais; Com isso, até março de 2013, o Estado terá concedido 54% de reajuste real acima da inflação para a categoria.

“Vamos dar um salto significativo nas melhorias salariais do professorado ao tempo que oferecemos um curso de aprimoramento para que, além do reajuste, venha uma melhor situação em termo de preparação para os nossos professores”. Com essas palavras o líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), resumiu o motivo da aprovação, na tarde desta segunda-feira (26/11/2012), do projeto de lei 20.047/2012, que possibilita a progressão na carreira para os professores da rede estadual de ensino, por meio de curso de capacitação.

De acordo com Zé Neto, com o reajuste, até março de 2013, o Governo da Bahia terá concedido 54% de reajuste real acima da inflação para a categoria. Assim, em seis anos e três meses, a gestão Wagner terá aferido oito vezes mais o reajuste concedido em oito anos de governo Democrata (que ofereceu cerca de 6,5%).

“Sabemos que ainda temos muito que caminhar, mas, sem nenhuma dúvida, nos últimos 50 anos, é a maior atenção já dada a professores em termos econômicos na Bahia. Encaminhamos a votação seguros de que estamos fazendo, dentro dos nossos limites, o possível para dar mais condições de trabalho aos nossos profissionais na educação”, afirmou o líder do Governo na AL.

Curso de atualização

Com o objetivo de aprimorar a formação dos professores e, desta forma, contribuir para a qualidade da educação no Estado, o Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas será ofertado a aproximadamente 26.500 professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual do ensino, na modalidade de Educação a Distância (EaD), tendo início previsto para o dia 10 de dezembro de 2012 e término em 26 de abril de 2013.

“Até hoje pela tarde, 65% dos professores do Estado aptos já haviam aderido ao curso, que possibilitará enquadramento para aferimento de 22% de reajuste até março de 2013. Esse curso já representa um sucesso junto aos professores”, aponta Zé Neto.

O curso terá a duração total de 120 horas, dividido em duas etapas de 60 horas cada, e possibilitará ao professor ter até duas promoções nos graus da carreira. A primeira será retroativa a novembro deste ano, na conclusão da primeira etapa. A segunda será após a finalização total do curso.

Para ter direito à primeira promoção, o participante deverá concluir a primeira etapa do curso, cumprindo o mínimo de 75% da carga horária. Para a segunda promoção, o participante deverá concluir a segunda etapa, cumprindo, também, o mínimo de 75% da frequência. Os professores que finalizam estágio probatório até 31 de dezembro de 2013 também podem participar. Para os professores que deverão concluir o estágio probatório em 2014 e 2015, a Secretaria da Educação vai instituir nova edição do curso.

Clique aqui para conhecer os módulos que serão trabalhados no curso.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 105578 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]