Agricultores aprendem a fazer sabão e vinagre com água da mandioca

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Agricultores familiares que visitaram a Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), na tarde desta quinta-feira (29/11/2012), tiveram a oportunidade de aprender a produzir sabão e vinagre da água proveniente da prensagem da mandioca, conhecida como manipueira, um líquido altamente poluente quando descartado no meio-ambiente.

O minicurso foi uma promoção da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), e aconteceu no estande da Cadeia Produtiva da Mandiocultura. Foi o engenheiro agrônomo da EBDA e coordenador estadual dessa cultura agrícola, Nereu do Monte, que ensinou ao público a fabricar esses dois co-produtos da mandioca. “É preciso difundir essas técnicas educativas, porque só assim iremos evitar que a manipueira seja descartada no meio ambiente e polua os lençóis freáticos”, explicou o técnico.
A agricultora Maria da Conceição Santos, do município de Teolândia, no Baixo-Sul do Estado, foi uma das integrantes da caravana da EBDA, que levou agricultores de diversas regiões da Bahia para conhecer a Fenagro. Ela planta mandioca para a fabricação de farinha e ao participar do curso ficou impressionada com a possibilidade de dar essa destinação à manipueira. “Eu jogava a água toda fora e nem sabia que prejudicava o meio-ambiente. Vou fazer sabão para vender, a receita está anotadinha aqui”, disse a agricultora, mostrando o caderno.

O estande da mandiocultura está aberto para visitação até o próximo domingo (02). No local, a EBDA promove também uma explanação técnica sobre as diversas fases dessa cadeia produtiva e apresenta um rico mostruário com co-produtos da mandioca. O público ainda poderá saborear deliciosas guloseimas feitas com a raiz, como o beiju recheado, cuscuz doce, bolo, pães e sequilhos.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112632 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]