Acontece na UEFS. I Seminário de Histórias da África e dos Africanos nas escolas

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Juarez Duarte Bomfim.
Juarez Duarte Bomfim.

Desde 2005, quando foi aprovada Lei n.º 10.639/2003, determinando a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares, foram identificados nas mais diversas escolas, dificuldades na prática de ensino dos profissionais licenciados ou não. A demanda foi aprimorada com novas manifestações públicas de movimentos sociais solicitando a incorporação do ensino de História Indígena e cultura indígena nos currículos, resultando na revisão da Lei 10.639/2003 alterando-a para Lei 11.645/2008.

A Área de Conhecimento em Ciência Política, lotada no Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Feira Santana, apresenta o “I Seminário de Histórias da África e dos Africanos nas escolas: desafios políticos, epistemológicos e identitários para a formação dos professores de História”. Voltamo-nos com este seminário, principalmente para estudantes do curso de Licenciatura em História e profissionais da área, cientes da necessidade de atualizações, diálogos com outros pesquisadores e instituições para amadurecermos a prática de ensino no que refere à aplicação da Lei 11.645/2008, observando que em particular o seminário atenderá a demanda especifica do ensino da História e da cultura afro-brasileira e africana.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 06/11/2012 na Secretaria do DCHF, sendo que das 40 vagas existentes em mini-cursos, 20 são para estudantes da UEFS e 20 para professores da rede de ensino básico. Serão emitidos certificados de ouvinte da conferência para aqueles que assinarem a lista de presença.

O que: I Seminário de Histórias da África e dos Africanos nas escolas: desafios políticos, epistemológicos e identitários para a formação dos professores de História
Onde: Auditório do Módulo 7 – UEFS
Quando: 22/11/2012, das 8:30-12:30 (Parte 1) e 13:30-17:30 (Parte 2); 23/11/2012, 14h, Lançamento do livro e Conferência de Encerramento.
Inscrições: Secretaria do DCHF Módulo 7 UEFS.

Organização: Área de Conhecimento em Ciência Política DCHF-UEFS.
Apoio: PROEX-UEFS.

Sobre Juarez Duarte Bomfim 745 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]