23 de novembro, advento de Sathya Sai Baba

Juarez Duarte Bomfim.
Juarez Duarte Bomfim.

Meus irmãos e amigos

Deus, Ele mesmo, desce a Terra de quando em quando para reestabelecer o Dharma — a vida correta — quando se faz necessário.

Ele desceu na forma de Rama, na forma de Krishna, do Senhor Buda… E a dois mil anos enviou o seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, que na sua Missão espiritual aqui na Terra anunciou: Eu e o Pai somos Um.

Jesus curou doentes, ressuscitou mortos, e nos trouxe a Doutrina do Amor e do Perdão.

“Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. “Amai a teus inimigos”. “Não existe amor maior do que dar a própria vida pelos amigos”. Esta é a mensagem do Cristo.

E Jesus nos disse: “outros virão depois de mim e farão os mesmo ou mais prodígios do que Eu”.

E veio a Terra São Francisco de Assis, Santo Antonio de Pádua… e tantos e tantos mensageiros de Deus, muitos deles discretos e anônimos.

Para cumprir as promessas de Cristo, em 23 de novembro de 1926 nasceu Sathya Sai Baba, na pequena vila de Puttaparthi, no Sul da Índia.

Esse misterioso menino desde pequeno se destacou entre os demais, pela sua devoção a Deus e os prodígios que realizava.

Na sua pequena aldeia ainda existe um pé de tamarindo de onde ele extraia qualquer fruta que seus amiguinhos desejassem. Essa “árvore dos desejos” hoje é local de peregrinação devocional e de rogos.

Certa vez, o seu pai lhe perguntou: “quem é você?” O menino Sathya colheu algumas flores e as jogou ao chão. As flores formaram as seguintes palavras em télegu (língua local): “Eu sou Sai Baba”, que significa “Mãe e Pai Divinos”.

Sai Baba iniciou o seu apostolado ainda criança, em 1940. Desde então, vários prodígios acompanharam a missão deste Avatar (encarnação divina) que viveu para a caridade. O seu lema é: “Ame a todos, sirva a todos”.

Quem é Sai Baba? Quem é esse ser misterioso? Ele respondia: “Vocês irão me compreender apenas através do meu trabalho”.

E o trabalho de Sai Baba está resumido nesta frase: “A todos amar. A todos servir”.

O movimento Sai é supra-religioso, e está sintetizado nos dizeres: “só há uma religião, a Religião do Amor”.

A Missão de Sai Baba reúne os símbolos das seis principais tradições religiosas do Mundo: cristianismo, islamismo, budismo, zoroastrismo, judaísmo e hinduísmo.

No cotidiano do Ashram Prashanti Nilayam — Morada da Paz Suprema — se irmanam pessoas de todos os credos, todas as religiões.

“Só há uma religião, a Religião do Amor”. E o amor de Sai Baba pelos semelhantes se realiza através de uma grande rede de serviços para a caridade, que envolve hospitais, escolas de ensino fundamental e médio, faculdades e a Universidade Sai.

Todos esses serviços são gratuitos. A Organização Sai desenvolve projetos de erradicação da pobreza no sul da Índia, que já beneficiou milhões de pessoas, que foram atendidas por acesso à água potável em suas residências e áreas de plantio.

As organizações Sai pelo mundo buscam realizar, dentro das suas possibilidades, ações de promoção social nas áreas de saúde e educação.

Aqui em Salvador um grupo motivado de irmãos desenvolve programas sociais e educacionais no bairro de Pituaçu, no IASP.

O movimento Sai se destaca particularmente no campo educacional, pois Sai Baba é criador de um paradigma pedagógico: Educação em Valores Humanos, adotado pelo governo indiano na rede oficial de ensino.

São cinco os pilares da Educação em Valores Humanos: amor (prema), verdade (sathya), paz (shanti), retidão (dharma) e não violência (ahimsa).

Na Índia, gerações e gerações de jovens se graduam nas faculdades e Universidade Sai para prestarem serviço público e em organizações privadas, imbuídos da ética universal de praticar o bem e servir ao próximo, moralizando a administração pública e os negócios daquele país.

Sai Baba é Deus? Essa pergunta é repetida inúmeras vezes. A qual ele sempre respondia: “Eu Sou Deus, mas vocês também o são; a diferença é que eu sei disso e vocês não!”

Em um passado distante, os judeus tentaram matar Jesus, dizendo-lhe: “Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo”.

Respondeu-lhes Jesus: “Não está escrito na vossa lei? Vós sois deuses, todos vós sois filhos do Altíssimo”.

Dessa maneira, Jesus Cristo e Sai Baba vieram ao mundo para revelar a essência divina em nós mesmos, e nos reconduzir à casa do Pai.

“Amar a todos. Servir a todos”. Esta é a mensagem.

Servir ao próximo. Fazer a caridade. Não há maior prática espiritual que esse serviço. O Serviço ao Homem é Serviço a Deus.

O serviço é mais importante que os cânticos devocionais e outras práticas espirituais.

“As mãos que servem são mais santas que os lábios que oram.”

“De nada serve contemplar Deus sem prestar serviço”

Baba pergunta: “O que é serviço na sua opinião? Vocês consideram que serviço é auxiliar pessoas que estejam com dificuldades. Não. Não é tão simples assim. “

Para amar e servir devemos estar, constantemente, engajado em servir aos outros.

Certo dia um homem rico se aproximou de Jesus e perguntou: Mestre, que devo fazer para conseguir a vida eterna?

Jesus lhe respondeu: cumpra a lei que Deus transmitiu a Moisés. Não matarás. Não roubarás. Não dirás falso testemunho. Honra a teu pai e tua mãe. Amai ao próximo como a ti mesmo.

O homem rico lhe disse: eu já sigo a lei.

Jesus continuou: venda tudo que tens, doe aos pobres, vem e me siga.

O homem rico então se entristeceu e se afastou, possuía muitas riquezas e não podia abrir mão delas.

Os ensinos de Cristo são também os ensinos de Baba.

Jesus afirmou: “Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os pecadores também o mesmo?

“Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas”.

Baba: “Desenvolvam a qualidade do Amor. Não odeiem ninguém. Respeitem os outros e isso, por si só, os protegerá. Ao contrário, se insultarem alguém, isto, por si só, os punirá.

Jesus Cristo: “Reconcilie com o seu adversário”

Baba: “Mesmo ao encontrar-se com seu pior inimigo, saúdem-no amorosamente. Dirijam-se a ele como irmão. Respeitem cada indivíduo e serão respeitados.

“Reconcilie com o seu adversário”. Quem é o adversário? Existe o adversário externo e o interno:

Adversários internos: Coração e mente. Nossos pensamentos, atos e palavras.

Se teu coração acusa a tua mente, reconcilie a tua mente com o teu coração.

Harmonize pensamentos, atos e palavras.

Assim, a principal missão de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba sempre foi de nos reconduzir a Deus, despertar o divino que reside em nós. Para que possamos conquistar a felicidade e a paz.

“Se você deseja Deus, terá que desenvolver a sagrada qualidade do Amor. Somente através do amor você estará apto a experienciar Deus, que é o próprio Amor”. “Deixe seus pensamentos, palavras e ações serem inundados de amor”.

Em 24 de abril de 2011 Bhagavan Sri Sathya Sai Baba abandonou o seu corpo físico e viajou para a eternidade. Isto comoveu a todos nós.

Porém, Ele a todo instante nos preparou para este momento. Busquemos conforto refletindo nas suas palavras: “Eu não Sou o corpo, Sou o Morador Interno… Vocês devem ter fé inabalável e forte, sem qualquer traço de dúvida”.

Mas hoje não é dia de lamentarmos a morte física do nosso mestre espiritual, e sim de festejarmos o seu advento.

Alegrai-vos irmãos. Jesus Cristo está entre nós.

Senhor Shiva está entre nós:

Bhagavan Sri Sathya Sai Baba.

Jay Sai Ram!

Juarez Duarte Bomfim
Sobre Juarez Duarte Bomfim 740 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]