SEMA realiza a 3ª conferencial estadual do meio ambiente em outubro, evento ocorre em Salvador

3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente 2012.
3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente 2012.
3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente 2012.
3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente 2012.

A 3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (Cema) será realizada, entre os dias 15, 16 e 17 de outubro DE 2012, no Centro de Convenções da Bahia, com público estimado de 1,2 mil pessoas, incluindo a participação de delegados, representantes dos territórios baianos, eleitos nas etapas municipais. Sob a coordenação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), terá como tema a Integração das Políticas do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Na Bahia, o meio ambiente anda em harmonia com a agropecuária visando o desenvolvimento sustentável desse importante setor, responsável por 24% do PIB estadual, 37% dos empregos e 42% das exportações do estado.

De acordo com a coordenadora da 3ª Cema, Mariana Mascarenhas, o evento será uma oportunidade de diálogo entre o governo e a sociedade civil no processo de integração, promoção e consolidação das políticas ambientais. “Os temas foram escolhidos, a partir do Plano Estadual de Meio Ambiente (Pema), de encontros dos Colegiados Ambientais (Cepram e Conerh) e do Plano Plurianual Participativo (PPA-P), que contou com a participação de vários segmentos da sociedade na sua construção.

Etapas – Antes da etapa estadual, que será realizada, no próximo mês de outubro, ocorreram as etapas municipais e territoriais. As conferências municipais foram de responsabilidade de cada um dos municípios baianos e ocorreram até um dia antes da etapa territorial, a qual o município pertence. Nesta etapa, foram realizadas 126 conferências que reuniram mais de 10 mil pessoas e foram eleitos 733 delegados para a etapa estadual.

 “Com a decisão de que os delegados fossem eleitos nas conferências municipais, a Sema demonstrou, mais uma vez, seu comprometimento com o fortalecimento dos municípios baianos”, declara Mariana Mascarenhas, ressaltando que as deliberações das municipais servirão como instrumento de gestão ambiental para o município na medida em que podem orientar as políticas socioambientais dos próximos gestores municipais que serão eleitos.

A etapa territorial aconteceu entre os meses de março e junho de 2012, em 19 cidades-pólo, abrangendo os 27 Territórios de Identidade da Bahia. “Também nesta etapa foram encaminhadas as diretrizes para a próxima etapa, que é a estadual. “As deliberações das Conferências Territoriais já são parte do documento final da 3ª. Conferência Estadual do Meio Ambiente e ajudarão a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) no planejamento e implementação das Políticas do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de cada um dos Territórios de Identidade da Bahia”, ressalta Mascarenhas.

Inscrições – A 11 dias do início da 3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (Cema), as vagas para participação no evento, como observador, já estão quase todas preenchidas. As inscrições ainda podem ser feitas no site. “É importante lembrar que os delegados eleitos na etapa municipal e validados na etapa territorial já estão sendo contactados pela equipe de organização da 3ª. Conferência Estadual do Meio Ambiente para confirmarem a participação, uma vez que já estão inscritos no sistema”, declara Mascarenhas.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário