
“Tudo que seja relativo à Agricultura Familiar passa pela Bahia, pois somos o estado com maior número de agricultores familiares do país” afirmou o secretário de Agricultura do estado, o engenheiro agrônomo Eduardo Salles, na abertura oficial da 1ª Exposição Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam) realizada em Feira de Santana, no último domingo (21/10/2012). O evento tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e discutir políticas públicas para o homem do campo e terá discussões e palestras até o dia 27 de outubro.
Durante a cerimônia de abertura da 1ª Expoagrifam, o secretário Eduardo Salles falou para centenas de agricultores familiares e destacou os avanços da agricultura nos últimos anos. “O Governo do Estado não tem medido esforços para fortalecer a agricultura. Aumentamos o número das Declarações de Aptidão ao Pronaf (Dap), Aumentamos significativamente o número de agricultores com assistência técnica, reduzimos a inadimplência dos agricultores e multiplicamos por 30 os agricultores beneficiados pelo seguro Garantia Safra,” explicou
Mesmo sendo uma novidade, a primeira edição da Expoagrifam conseguiu atrair um público significativo. Através de caravanas, os produtores da região visitaram os estandes da feira e algumas associações e cooperativas aproveitaram a oportunidade para comercializar seus produtos e conhecerem técnicas adaptáveis voltadas para a convivência com a seca.
Algumas das tecnologias foram apresentadas pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), que é vinculada a Seagri. Segundo o engenheiro agrônomo da EBDA, Antônio Carneiro, o estande da empresa tem diversas técnicas e dicas para que o agricultor familiar possa aperfeiçoar a sua produção e garantir o sucesso da colheita.
“Temos diversas tecnologias como a Bomba Rosário, que tem um custo relativamente baixo e oferece uma solução para a irrigação da produção, além da horta vertical, que é uma alternativa para o plantio de leguminosas em locais com pouco espaço como apartamentos, paredes ou quintal. Estas e outras técnicas podem melhorar e otimizar a vida do produtor” explicou Carneiro.
Junto com os funcionários da EBDA, o secretário Eduardo Salles vestiu a farda da empresa, visitou os estandes e ressaltou o esforço do governo do estado em investimentos para recuperar a empresa. “A EBDA é uma empresa que é o coração da Agropecuária Baiana. O seu principal patrimônio não é a estrutura física, são seus funcionários” afirmou.
ABERTURA – A solenidade oficial que marcou a abertura da 1ª Expoagrifam, de Feira de Santana, contou com a presença de diversas autoridades como o Superintendente da Suaf, Wilson Dias, o Presidente da EBDA, Elionaldo Telles, Presidente da Fetraf–Ba, Elisângela Araújo, o presidente do Incra, Marcos Neri, o diretor executivo da CAR, Vivaldo Mendonça e o secretário Nacional de Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini, que elogiou a organização do evento e dos projetos do governo federal para a agricultura familiar.
“Esta feira é uma grande oportunidade para os agricultores familiares conhecerem novas técnicas, buscarem especialização e assistência técnica para diminuir os impactos da seca que assola o nordeste. Nós estamos aqui, para discutir as diretrizes das medidas para a convivência com a seca” afirmou. O secretário Eduardo Salles cobrou também de Bianchini uma atenção para a Bahia, que tem o maior número de agricultores familiares e enalteceu o trabalho do MDA para os avanços obtidos no setor.
Bianchini afirmou que os projetos do Governo Federal estão a disposição do estado e ressaltou os dados sobre as linhas de créditos dos programas agropecuários. “Atualmente, o Governo Federal consegue beneficiar cerca de 150 mil famílias com o PRONAF, cerca de 130 mil famílias com a ajuda emergencial do Garantia Safra e estamos investindo cerca de 40 milhões em políticas de compras do PAA, que são gastos institucionais” explicou.
Ao término da solenidade de abertura, o secretário Eduardo Salles elogiou a todos as pessoas envolvidas na organização do evento e principalmente a Coordenadora Nacional da Fetraf, Elisângela Araújo, uma das principais idealizadoras da Expoagrifam.
O evento é uma iniciativa das Federações Nacional e Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf/Brasil e Fetraf/Bahia), do Fórum Baiano da Agricultura Familiar e do Instituto Qualificação e Cidadania (ICI).