Secretário de Agricultura Eduardo Salles discute avanços da Agricultura Familiar na abertura da 1ª Expoagrifam, em Feira de Santana

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

“Tudo que seja relativo à Agricultura Familiar passa pela Bahia, pois somos o estado com maior número de agricultores familiares do país” afirmou o secretário de Agricultura do estado, o engenheiro agrônomo Eduardo Salles, na abertura oficial da 1ª Exposição Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam) realizada em Feira de Santana, no último domingo (21/10/2012). O evento tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e discutir políticas públicas para o homem do campo e terá discussões e palestras até o dia 27 de outubro.

Durante a cerimônia de abertura da 1ª Expoagrifam, o secretário Eduardo Salles falou para centenas de agricultores familiares e destacou os avanços da agricultura nos últimos anos. “O Governo do Estado não tem medido esforços para fortalecer a agricultura. Aumentamos o número das Declarações de Aptidão ao Pronaf (Dap), Aumentamos significativamente o número de agricultores com assistência técnica, reduzimos a inadimplência dos agricultores e multiplicamos por 30 os agricultores beneficiados pelo seguro Garantia Safra,” explicou

Mesmo sendo uma novidade, a primeira edição da Expoagrifam conseguiu atrair um público significativo. Através de caravanas, os produtores da região visitaram os estandes da feira e algumas associações e cooperativas aproveitaram a oportunidade para comercializar seus produtos e conhecerem técnicas adaptáveis voltadas para a convivência com a seca.

Algumas das tecnologias foram apresentadas pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), que é vinculada a Seagri. Segundo o engenheiro agrônomo da EBDA, Antônio Carneiro, o estande da empresa tem diversas técnicas e dicas para que o agricultor familiar possa aperfeiçoar a sua produção e garantir o sucesso da colheita.

“Temos diversas tecnologias como a Bomba Rosário, que tem um custo relativamente baixo e oferece uma solução para a irrigação da produção, além da horta vertical, que é uma alternativa para o plantio de leguminosas em locais com pouco espaço como apartamentos, paredes ou quintal. Estas e outras técnicas podem melhorar e otimizar a vida do produtor” explicou Carneiro.

Junto com os funcionários da EBDA, o secretário Eduardo Salles vestiu a farda da empresa, visitou os estandes e ressaltou o esforço do governo do estado em investimentos para recuperar a empresa. “A EBDA é uma empresa que é o coração da Agropecuária Baiana. O seu principal patrimônio não é a estrutura física, são seus funcionários” afirmou.

ABERTURA – A solenidade oficial que marcou a abertura da 1ª Expoagrifam, de Feira de Santana, contou com a presença de diversas autoridades como o Superintendente da Suaf, Wilson Dias, o Presidente da EBDA, Elionaldo Telles, Presidente da Fetraf–Ba, Elisângela Araújo, o presidente do Incra, Marcos Neri, o diretor executivo da CAR, Vivaldo Mendonça e o secretário Nacional de Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini, que elogiou a organização do evento e dos projetos do governo federal para a agricultura familiar.

“Esta feira é uma grande oportunidade para os agricultores familiares conhecerem novas técnicas, buscarem especialização e assistência técnica para diminuir os impactos da seca que assola o nordeste. Nós estamos aqui, para discutir as diretrizes das medidas para a convivência com a seca” afirmou. O secretário Eduardo Salles cobrou também de Bianchini uma atenção para a Bahia, que tem o maior número de agricultores familiares e enalteceu o trabalho do MDA para os avanços obtidos no setor.

Bianchini afirmou que os projetos do Governo Federal estão a disposição do estado e ressaltou os dados sobre as linhas de créditos dos programas agropecuários. “Atualmente, o Governo Federal consegue beneficiar cerca de 150 mil famílias com o PRONAF, cerca de 130 mil famílias com a ajuda emergencial do Garantia Safra e estamos investindo cerca de 40 milhões em políticas de compras do PAA, que são gastos institucionais” explicou.

Ao término da solenidade de abertura, o secretário Eduardo Salles elogiou a todos as pessoas envolvidas na organização do evento e principalmente a Coordenadora Nacional da Fetraf, Elisângela Araújo, uma das principais idealizadoras da Expoagrifam.

O evento é uma iniciativa das Federações Nacional e Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf/Brasil e Fetraf/Bahia), do Fórum Baiano da Agricultura Familiar e do Instituto Qualificação e Cidadania (ICI).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111054 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]