Coluna de Antônio José Larangeira de 18 de outubro de 2012

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Ronaldo deverá ouvir os lideres

Reina expectativa de quem comporá o primeiro escalão da administração do futuro prefeito de Feira de Santana José Ronaldo de Carvalho, que assumirá em primeiro de janeiro do próximo ano. Depois de um período de intensa campanha eleitoral e vitoriosa, José Ronaldo e a família resolveram descansar na orla baiana, com retorno previsto para a próxima semana, quando começará pensar nos nomes que o acompanharão em seu governo. Uma coisa é absolutamente certa, pois antes de armar o grid de largada administrava, deverá conversar e ouvir as principais figuras que o apoiaram para a volta ao comando do município: senador João Durval (PDT), Colbert Martins Filho (PMDB) e o deputado Carlos Geilson (PTN).

Encontro de Pesquisa

A Faculdade Nobre de Feira de Santana, promove o VIII Encontro de Pesquisa com o tema ‘Compartilhando Saberes: A Ciência e a Sociedade em busca de um mundo Sustentável’, quando estão confirmadas as presenças de estudiosos do assunto como o pós doutor Fábio Bandeira, que tem mais de dezoito anos de experiência em pesquisa em temas relacionados à ecologia e sustentabilidade e o doutor Júlio Rocha, que atua na área do Direito Ambiental e foi superintendente do IBAMA na Bahia e diretor geral do Instituto das Águas e Clima. O evento irá ocorrer na sede da faculdade, localizada na avenida Maria Quitéria, entre os dias oito e dez de novembro. A diretora acadêmica da Instituição Célia Christina Silva Carvalho enfatiza que hoje os olhares da ciência estão voltados para essa problematização. O Encontro terá início no dia oito com a palestra de abertura “A ciência e a sociedade em busca de um mundo sustentável”, com o professor Fábio Bandeira. No dia nove, o evento começará à tarde com a palestra “Programa de gerenciamento de resíduos sólidos em IES sustentáveis”, proferida pela mestre Cleide Mércia Soares da Silva Pereira.

A Tarde centenária

Completa 100 anos de existência  o jornal A TARDE, que foi fundado em 1912 pelo jornalista Ernesto Simões Filho e hoje é presidido pelo meu ex- diretor e amigo Renato Simôes, com quem trabalhei naquela instituição onde me aposentei após 32 de atividades jornalistica por lá, quando convivi com as expressivas figuras da comunicação baiana como a presidente D. Regina Simões de Melo Leitão, o diretor redator chefe Jorge Calmon, o diretor gerente Arthur Couto, o diretor administrativo financeiro Arthur d´Almeida Couto, o redator secretario Cruz Rios entre outros. São 100 anos contando a história da Bahia e do Brasil.

Festa para Maria Tereza

Sylvia e Dario Mascarenhas de Oliveira Neto II,receberão casais amigos e gurizada, para festejarem dia primeiro de novembro, às 19 horas, na casa de eventos infantis Fabriqueta, os nove anos de idade da herdeira Maria Tereza. Deverá ser uma festa concorrida.

Centros de formação

Através de iniciativa da Secretaria da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia – SEINP, após articulação com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE e a Secretaria de Educação – SEC foram definidos os locais dos primeiros Centros de Formação de mão de obra para a indústria naval, que serão unidades de ensino com o objetivo de captar a mão de obra dos municípios ao entorno do Estaleiro Enseada do Paraguaçu e capacitá-la através de qualificação profissional e promoção de cursos técnicos , ambas na área naval. Foi definido que a Base Naval de Aratu, acomodará o centro central , sendo que dois municípios do entorno do Estaleiro serão contemplados com duas unidades, com o município de Maragogipe pela sua proximidade do empreendimento e o de Nazaré por ser a cidade que irá receber o pólo industrial que será gerado.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3040 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]