Pés de coco com código de barra – Grupo Aurantiaca investe R$ 200 milhões em plantios e indústria de coco na região do Conde

Operações incluem fazendas de coco na região do conde.
Operações incluem fazendas de coco na região do conde.
Operações incluem fazendas de coco na região do conde.
Operações incluem fazendas de coco na região do conde.

O Grupo Aurantiaca está investindo cerca de R$ 200 milhões, com recursos próprios, no agronegócio coco da Bahia. A empresa realiza o plantio de fazendas de coco, ao mesmo tempo em que implanta uma moderna agroindústria para o beneficiamento integral do fruto.

O modelo implantado nas fazendas de coco é bastante singular. As fazendas são subdivididas em pequenas propriedades onde uma pessoa devidamente capacitada é a responsável por esta unidade. Cada planta terá um código de barra e será acompanhada individualmente ao longo dos anos. “Com este modelo criamos uma relação produtiva e de responsabilização do homem de campo com uma determinada área e com cada planta, além da possibilidade de termos rastreabilidade plena de nossos produtos”, relata o engenheiro agrônomo Roberto Lessa, vice-presidente do Grupo.

As obras e montagem da indústria também estão avançadas, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2013. A planta industrial tem 150 mil metros quadrados de área e 25 mil metros quadrados de área construída. Quando em pleno funcionamento, a unidade processará diariamente 800 mil frutos.

O conceito da indústria é de aproveitamento total do fruto e sua produção vai incluir fibra de coco, água de coco e óleo de coco e gerará mais de 300 postos diretos de trabalho. Tudo está sendo feito com muita inovação e tecnologia. “Nosso ideal é que a Bahia produza mais e melhor. A ideia é gerar riqueza e renda para a população e melhorar a qualidade de vida da comunidade, gerando impactos positivos para a região”, afirma o presidente da Aurantiaca, Piet Henk Dörr.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109939 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]