Perto de completar 80 anos, revista Newsweek deixa de circular em versão impressa

Revista Newsweek publica capa com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Revista Newsweek publica capa com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Revista Newsweek publica capa com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Revista Newsweek publica capa com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

A revista Newsweek, a segunda maior dos Estados Unidos, publicará sua última edição impressa em 31 de dezembro deste ano, de acordo com Tina Brown, editora-chefe, e Baba Shetty, CEO do Newsweek Daily Beast, em um comunicado publicado no site do The Daily Beast nesta quinta-feira, 18 de outubro.

Enquanto a revista se aproxima do seu 80º aniversário, Brown escreveu: “Estamos fazendo uma transição na Newsweek, mas não estamos nos despedindo. Seguimos comprometidos com a revista Newsweek e com o jornalismo que representa”. A nova edição completamente digital, Newsweek Global, será lançada no início de 2013 e só estará disponível para e-readers, tablets, e online, de acordo com o comunicado.

Embora Brown tenha lamentado pelo futuro do impresso, ela creditou ao “jornalismo sólido e original de Newsweek” o aumento no tráfego do site de sua publicação parceira, The Daily Beast.

Segundo o Auditors Bureau of Circulations, a circulação impressa de Newsweek caiu 51% desde 2007 e só 1,8% de sua circulação corresponde a assinaturas online, divulgou Poynter.

Brown destacou em um vídeo que o custo de imprimir a publicação era “avassalador” para a companhia. Derek Thompson escreveu na página eletrônica do The Atlantic que Newsweek gastou a maior parte de seu orçamento anual produzindo a edição impressa, gastando 102 milhões de dólares dos 222 milhões de gastos totais de 2010.

As perdas da revista estavam alcançando os 40 milhões de dólares ao ano, informou o blog Media Decoder do New York Times. Em meio à redução das receitas com circulação, a revista Newsweek foi vendida pelo The Washington Post Company por um dólar ao investidor Sidney Harman em 2010. Mais tarde, a revista se fundiu ao The Daily Beast, propriedad de IAC/InterActive Corp., informou o jornal.

As publicações impressas vêm tendo experiências distintas na transição a um modelo exclusivamente digital. Enquanto a publicação The Christian Science Monitor viu sua audiência subir ao se tornar digital, outras empresas, como o Journal Register, declararam falência apesar de agressivas estratégias de priorizar o digital. O New York Times e outras publicãções que mantiveram suas versões impressas têm implementado paywalls (modelo de cobrança por acesso ao conteúdo online) com sucesso.

Veja o vídeo da conversa entre Tina Brown e Baba Shetty sobre a decisão de manter apenas a versão online.

*Com informações do Centro Knight | Por Zach Dyer/NM.

Cidade de Nova York perde um dos ícones culturais, a revista impressa Newsweek. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
Cidade de Nova York perde um dos ícones culturais, a revista impressa Newsweek. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)
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