Menor morto a tiros nesta quinta-feira, na avenida Eduardo Fróes da Mota em Feira de Santana

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Por volta das 20 h mais um crime foi registrado pela polícia civil de Feira de Santana nesta quinta-feira (18/10/2012).

O crime foi registrado na avenida Eduardo Fróes da Mota, próximo a uma empresa comercial de parafuso e também de motel. A vítima foi identificada como Joemerson dos Santos Gomes ,17 anos, com residencia ignorada.

De acordo com o sargento Aderbal, o menor foi morto com vários tiros na esquina da rua Sacuarema no bairro do Caseb. Ao lado do corpo foi encontrado um cachimbo para utilização de crack .

Estatística

Neste ano 34 adolescentes foram assassinados em Feira de Santana. No mês de outubro a Delegacia de Homicídios (DH) registrou 19 crimes, enquanto em todo o ano 332 homicídios estão sendo investigados.

Violência contra mulher é a principal ocorrência na BCS do George

Inaugurada no último dia 27 de setembro no bairro George Américo, a primeira base Comunitária de Segurança em Feira de Santana começa a produzir resultados. Os policias já estavam no bairro desde o dia 21, quando iniciou a ocupação no local.

Segundo o tenente PM Ermillo Campos, comandante da BCS, o efetivo policial contribuiu para aumentar a sensação de segurança na comunidade. Para o policial, já foram realizadas pela PM, desde a inauguração, 16 conduções para a Delegacia de Polícia e uma das principais ocorrências atendidas pelos prepostos são de agressões à mulher, com quatro casos enquadrados na Lei Maria da Penha.

“Temos na Base a política da mediação de conflito, tentando resolver o problema com as partes, evitando a burocracia e a produção de documentos no poder judiciário. Estamos conseguindo ter bons frutos. Também já realizamos duas prisões por tráfico”, disse Campos.

Com o conceito voltado ao policiamento cidadão, o ten. PM Ermillo Campos disse que a Base Comunitária irá realizar alguns projetos voltados às crianças e adultos, com palestras alertando sobre as drogas. “O nosso trabalho buscar a sociedade e fazer com que somos parceiros. Não vamos resolver tudo, precisamos dos poderes públicos instituídos”, declarou.

De acordo com o tenente são 80 policiais na BCS, com quatro viaturas duas rodas, quatro veículos modelo Ford/Ranger. “Essas viaturas são da PM, pertencem a Base, só que serão substituídas por veículos apropriados para a estrutura de policiamento comunitário”, explicou Campos.

A Base de segurança também dispõe de um call-center, que está sediado em Salvador, na Secretaria de Segurança Pública (ouvidoria geral do Estado), com o número 0800.284.0011. A denúncia é processada na central e logo após encaminhada para Feira de Santana. “Estamos a disposição da comunidade. O policiamento se dá com a busca da informação para trabalhar da melhor maneira e não trabalhar de forma desnecessária. Temos também o perfil de visita comunitária, são visita residenciais e nos estabelecimentos, explicando o papel da polícia no local”, ressaltou Campos

HGCA: Jovem esfaqueado na casa da sogra

Danilo de Lima Dias,18 anos, morador da rua B 136 no bairro do Aviário, em Feira de Santana foi esfaqueado na coxa nesta quinta-feira (18/10/2012),segundo ocorrência policial a facada foi aplicada pela namorada de nome não revelado.

Os motivos da agressão não foram divulgados por familiares.A vítima foi socorrida até a emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

Acidente

Paulo Roque Pereira de Santana, 41 anos, morador da cidade de Coração de Maria colidiu o veiculo na rua Tupinambá , próximo ao Parque do Saber no Campo do Gado.

A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) até a unidade de saúde.

PM encontra pé de maconha escondido em árvore; dois suspeitos foram conduzidos até a delegacia

Policiais militares do GETO 65, sob o comando do soldado Ubiracy apreenderam um pé de maconha que estava sendo cultivado em um balde e pendurado entre os galhos de um tamarindeiro, na tarde desta quinta-feira (18/10), no bairro Baraúnas, em Feira de Santana.

Paulo Ricardo Augusto Batista, 18 anos, residente na rua José Tavares Carneiro, no mesmo bairro, e um adolescente de 15 anos, que estavam próximos da árvore, foram encaminhados para a delegacia.

A delegada Klaudine Passos, titular da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), autuou Paulo Ricardo por tráfico de drogas e corrupção de menor, enquanto o adolescente ficou apreendido e encaminhado ao juizado da Vara da Infância e da Juventude.

PM apreende grande quantidade de drogas próximo de lagoa

Policiais militares da 66ª Companhia Independente (CIPM) apreenderam grande quantidade de drogas e duas armas na noite desta quarta-feira (17/10/2012), em Feira de Santana.

A equipe Bravo do PETO 66 passava pela avenida Transnordestina, próximo do conjunto Feira VI, quando avistou um homem em atitude suspeita. Júnior César Pereira dos Santos, também conhecido como “Nonô”, foi revistado e encontrado em sua cintura um revólver calibre 38, municiado, além de uma certa quantidade de maconha.

Ao ser interrogado, o acusado contou que a droga encontrada com ele foi encomendada, mas não informou a quem entregaria. Ele acabou confessando onde tinha mais drogas escondidas e levou os policiais até o local: rua Pitombeira, na localidade de Pau de Léguas. Foram encontradas mais drogas e mais uma arma dentro de sacos plásticos que estavam enterrados próximos de uma lagoa.

Júnior César, o “Nonô” foi conduzido até a delegacia e os policiais também apresentaram ao plantão central todo o material encontrado com o acusado: um revólver calibre 38 municiado, outro de calibre 32 e também municiado, 2 quilos de maconha prensada, 1 quilo e 300 gramas de cocaína, 800 gramas de crack, um saco cheio de buchas de maconha e uma balança de precisão.

Ampliação de presídio vai extinguir custodia em delegacia

Após 23 anos sem intervenções que resultassem em uma ampliação no número de vagas no Presídio Regional de Feira de Santana, foi inaugurada nesta quinta-feira (18/10) a primeira etapa das obras na unidade prisional, que ao final dos trabalhos poderá custodiar até 1.216 detentos.

O orçamento total da obra gira em torno dos R$ 9,5 milhões e nesta etapa foi aplicado 45% desse recurso, segundo o secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAEP), Nestor Duarte. Foram seis pavilhões reformados, com a capacidade de 608 vagas.

Durante a reforma cerca de 700 presos ficaram em um espaço onde cabiam somente 150 pessoas, em um acordo para que não fossem transferidos para outras unidades penais do estado. “Com as novas vagas eles estarão em uma condição digna e dentro do objetivo de humanização do sistema prisional, abrindo novas vagas”, disse Duarte.

As novas vagas foram abertas nas unidades prisionais de Eunápolis, com 450 vagas, as futuras 240 vagas na construção da unidade feminina em Feira de Santana, 240 no Complexo da Mata Escura em Salvador e 240 vagas em Barreiras, Vitória da Conquista, Brumado e Irecê. “Com isso concluímos a previsão de 4.000 vagas. Em Amélia Rodrigues estamos com 90% do percurso, para soltar a licitação da PPP, onde uma empresa privada vai construir uma unidade e geri-la por 20 anos”, explicou Duarte.

SINDICATO ESTÁ PREOCUPADO COM A SEGURANÇA – Representantes do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb-Bahia) também acompanharam a inauguração. Segundo a categoria ainda existem deficiências na unidade prisional que não foram sanadas, como o alojamento das agentes femininas.

“Cobramos para que essa reforma fosse efetivada. Estamos contentes, mas existe um ponto preocupante como o número de servidores e se a unidade vai receber equipamentos modernos a revista das visitas”, disse o coordenador do sindicato Aílton Ferreira Santiago.

De acordo com representante, a ampliação de vagas, que chega a 900, irá comprometer o trabalho dos servidores, já que o número de agentes não atende a demanda que será criada. “Existe um concurso desde 2010, mas urge a necessidade de que o governo regularize e chame os aprovados. Tem que se abrir um novo concurso”, alertou.

Segundo o secretário Nestor Duarte, foram convocados 100% dos aprovados do último concurso e ainda restam 500 a serem chamados. Metade desses já fez o curso e outra está sob liminar, já que perderam no psicoteste e o certame não previa um reteste para reprovados. “O judiciário tem que resolver essa situação para trazer essas pessoas para dentro do sistema. Vamos precisar contratar mais gente, por que cerca de 600 REDAs tiveram os contratos encerrados. Um novo concurso será realizado em 2013, mas até lá teremos que conviver com os regimes especiais”, disse.

CARCERAGEM DA 2ª DELEGACIA SERÁ EXTINTA – Com o fim das obras no Presídio, a expectativa da Polícia Civil é acabar com a custódia de presos flagranteados na 2ª Delegacia (DP), após a interdição das celas no Complexo Policial Investigador Bandeira, decretada pela Justiça.

Para o coordenador regional da Polícia Civil, Ricardo Brito (1ª Coorpin), a reforma e ampliação do presídio são importantes para as forças de segurança de pública. O delegado adiantou que os presos flagranteados não serão mais encaminhados para a 2ª DP e que aos finais de semana a unidade receberá dos os custodiados a disposição da Justiça que estavam na delegacia.

Nestor Duarte afirmou que o objetivo será acabar com a reclusão em delegacias nos próximos 12 meses através das conclusões das obras nas unidades do estado.

TECNOLOGIA – Os pavilhões apresentados hoje terão uma tecnologia de abertura de cela que isolará o agente penitenciário do detento. O dispositivo permite a abertura e o fechamento da cela com o servidor um andar acima da área do pavilhão. “É uma solução barata. Uma cela em nível de Brasil sai por R$ 40 ou R$ 50 mil por vaga, essa aqui é uma obra que estamos a R$ 10 mil a vaga”, ressaltou.

Para o deputado estadual e líder do governo na Assembleia, Zé Neto (PT), a ampliação era necessária devido aos últimos acontecimentos como duas rebeliões durante a gestão do governo Wagner. “Isso dará um melhor conforto para quem está detido, com mais dignidade e segurança para os que trabalham aqui”, destacou o parlamentar.

Na segunda-feira (22/10/2012) será iniciada a segunda etapa da obra com a previsão de mais 608 vagas, com a previsão de término para fevereiro de 2013.

As informações são do Bom Dia Feira e fotos do Blog Central de Polícia.

Pagodeiros acusados de estupro devem ser julgados somente em 2013

Os integrantes da banda de pagode New Hit devem ser julgados somente em 2013. De acordo com o advogado dos acusados, Kleber Andrade, e o delegado Marcelo Cavalcanti, a Justiça não deve agilizar o processo em tempo para que a decisão saia ainda neste ano.

Os acusados respondem em liberdade por estupro e formação de quadrilha. Segundo a polícia e o Ministério Público da Bahia, o abuso contra duas menores de idade teria ocorrido depois de um show na cidade de Ruy Barbosa, no interior da Bahia, no dia 26 de agosto. Um dos acusados é um policial militar que fazia bico como segurança da banda e foi denunciado por não impedir o crime. Ele voltou à corporação, mas fará apenas serviços administrativos.

As vítimas são duas adolescentes de 16 anos. Depois da denúncia, elas dizem ter sofrido ameaças de morte por celular e tiveram as casas vigiadas por carros “suspeitos”. Por causa disso, elas tiveram que mudar de escola, de casa e cortar vínculo com amigos. Hoje, as duas estão sob proteção do Programa para Crianças e Adolescentes, e recebem acompanhamento psicológico e policial.

Laudos

O laudo da polícia técnica não aponta quem teve relações sexuais com as adolescentes. Segundo o Ministério Público, pela quantidade de sêmen encontrada nas roupas delas, foram pelo menos duas pessoas com cada uma das jovens. Só o resultado dos exames de DNA vai revelar a identidade dos agressores. O resultado pode demorar 60 dias.

Protestos

Pelo menos dois protesto já ocorreram contra a soltura dos acusados. Na terça-feira (16/10/2012), um grupo de cerca de cem pessoas, a maior parte mulheres, fez um protesto em frente ao condomínio em que mora o vocalista da banda New Hit, Eduardo Martins, em Guarajuba (BA). A casa do vocalista fica dentro de um condomínio fechado. O protesto foi na portaria do local.

Com informações da Central de Policia

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115189 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.