

Através de iniciativa da Secretaria da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia (Seinp), após articulação com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Secretaria de Educação (SEC) foram definidos os locais dos primeiros Centros de Formação de mão de obra para a indústria naval.
Os Centros de Formação serão unidades de ensino com o objetivo de captar a mão de obra dos municípios ao entorno do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP) e capacitá-la através de qualificação profissional (Setre) e promoção de cursos técnicos (SEC), ambas na área naval.
Objetivo é oferecer às comunidades locais oportunidade de trabalho no desempenho das funções requeridas pelo empreendimento: “A perspectiva de que estes Centros de Formação estejam atuando em médio prazo é real e os locais para seu funcionamento já estão sendo articulados pela nossa Secretaria”, afirmou o Secretario da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Carlos Costa, que dirige a pasta idealizadora do projeto.
Após uma série de encontros promovidos pela SEINP junto às outras Secretarias foi definido que o Centro de Formação principal será o da Base Naval de Aratu, sendo que dois municípios do entorno do Estaleiro serão contemplados com duas unidades: o município de Maragogipe pela sua proximidade do empreendimento e o (município) de Nazaré por ser a cidade que irá receber o pólo industrial que será gerado.
Com a instalação dos Centros, o governo pretende garantir o aproveitamento da mão de obra local feminina e masculina promovendo o desenvolvimento dos municípios no entorno do Estaleiro Enseada do Paraguaçu.
Para o Secretário Costa, os Centros de Formação serão essenciais para atender a ascensão do setor naval e portuário no Brasil e em especial na Bahia: “A nossa preocupação é que no inicio da produção do Estaleiro já tenhamos profissionais qualificados formados”, acrescentou o representante do Estado.
Também haverá capacitações para a formação de profissionais em outras áreas, a exemplo do comércio, hotelaria, pequenas indústrias e construção civil. Com a chegada do empreendimento a tendência é que haja um aquecimento da economia da região e com isso surjam inúmeras vagas de trabalho:
“A SEINP vem dirigindo todos os seus esforços no sentido de minimizar os impactos negativos e promover o aproveitamento dessa oportunidade única na região. Nosso trabalho é otimizar o desenvolvimento econômico que certamente ocorrerá nessas cidades”, salientou o Secretário Carlos Costa.
O próximo encontro entre a Seinp, Setre e SEC ocorreu no dia 18 de outubro de 2012, na pauta a definição dos cursos que serão ofertados nos Centros de Formação. Vale salientar que todos os cursos serão gratuitos.
Encontros com os Prefeitos
Nos dias 22 de maio de 2012 e 04 de junho de 2012 a Seinp promoveu dois encontros com os representantes dos 16 municípios que se encontram no entorno do Estaleiro Enseada do Paraguaçu.
O primeiro (encontro) foi realizado em Salinas da Margarida e o segundo na própria Secretaria, onde em ambos os momentos o principal objetivo foi apoiar e fomentar a intercorrência de ações que busquem tão somente o crescimento econômico dessa região.
