Líder governista comemora aprovação de contas de 2011 do governo Tarcízio Pimenta. Confira os debates da CMFS

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Líder governista comemora aprovação de contas

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na tarde de quinta-feira (25/10/2012), aprovou as contas da Prefeitura de Feira de Santana, sob a administração do prefeito Tarcízio Pimenta, referentes ao exercício financeiro de 2011.

O líder governista José Sebastião – Bastinho comemorou a notícia. “Muitos prefeitos de cidades brasileiras estão com dificuldades para aprovar suas contas, mas o prefeito Tarcízio Pimenta, graças a Deus, está com suas contas aprovadas”, disse ele.

Para Bastinho, o cumprimento das determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal pelo Município, é a prova de que o chefe do Executivo e os secretários da Fazenda e da Administração “vêm administrando o dinheiro público com muita competência e sabedoria”.

Na oportunidade, ele salientou que desde 1º de janeiro de 2009 até os diais atuais faz parte da base governista. “Ficamos firmes com o prefeito Tarcízio Pimenta porque ele atendeu quase todos os reclames da nossa comunidade. Hoje, graças a Deus, a Queimadinha é um bairro transformado”, afirmou.

Bastinho citou melhorias na saúde, transporte, infraestrutura e na área social. O vereador deu ênfase à instalação da padaria comunitária da Queimadinha, que, segundo ele, vende pães com preços menores que os do mercado.

Demissões prejudicam atendimento a pacientes do PROAR em Feira de Santana

O Programa de Controle da Asma e Rinite Alérgica em Feira de Santana (PROAR) foi “literalmente decepado”, esta semana, com a demissão de funcionários, segundo o vereador Angelo Almeida. O Centro de Referência no município foi implantado pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana em parceria com o PROAR – Bahia.

O objetivo é atender a todas as faixas etárias com equipe multiprofissional, bem como oferecer medicações gratuitas aos pacientes com as formas graves da doença e realizar atividade mensal de educação em asma e rinite para pais e pacientes portadores destas enfermidades.

Em discurso na sessão legislativa, desta terça-feira (30), ele lamentou a exoneração de enfermeira, terapeuta e funcionária da Farmácia do Centro de Referência do PROAR, que, segundo ele, são profissionais competentes que prestam serviços com qualidade.

“Não está tendo gente na Farmácia do PROAR para entregar medicamentos. Isso é crime”, observa. O petista solicitou aos vereadores da bancada governista que intercedam junto à Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos competentes, para que não aconteça mais demissões e haja recomposição do quadro de servidores do PROAR.

Ele salientou que o programa é de grande importância para pacientes da rede pública de saúde. “Segundo o DATASUS, no primeiro ano do PROAR, a redução de internamento de jovens, crianças e adolescentes, principalmente, por crise de asma em Feira de Santana foi de 47 por cento”, disse.

Energia elétrica chega a conjunto habitacional de Tiquaruçu

Um conjunto habitacional do distrito de Tiquaruçu, construído em terreno doado pela Prefeitura, está contando com fornecimento de energia elétrica, graças à intervenção da gestora local da Coelba, Conceição Aranha. O registro foi feito na Câmara pelo vereador Lulinha.

O democrata salientou que a ação da Coelba atende a uma reivindicação dele e dos moradores daquela localidade que, através de uma audiência com a gestora, solicitaram a ampliação da rede de energia elétrica.

“Há alguns meses, confessamos com a gestora da Coelba, Conceição Aranha, para que colocasse uma rede de extensão de energia – que não existia – dentro de um conjunto novo, em Tiquaruçu”, disse Lulinha.

Conceição Aranha garantiu, na oportunidade, que o fornecimento seria viabilizado a partir do dia 18 de outubro. “Graças a Deus, já está sendo disponibilizada a energia elétrica”, comemorou.

Feirenses devem realizar uma campanha de arrecadação de alimentos para população da zona rural

Uma campanha solidária deve ser realizada em Feira de Santana em prol das vitimas da longa estiagem no município. A proposta foi feita na sessão desta terça-feira (30) da Câmara pelo vereador Ailton Mô.

O vereador sugere um movimento semelhante ao que ocorreu há cerca de dois anos, pela Prefeitura de Feira, com o objetivo de ajudar os soteropolitanos atingidos pelas enchentes.
A campanha para socorrer as vítimas do período chuvoso na capital foi denominada “Abrace Salvador” e obteve grande quantidade de mantimentos nesta cidade.

O vereador destacou a audiência pública, ocorrida na semana passada, na Casa da Cidadania, sobre a questão da seca no município. “Foi uma audiência de grande relevância social”, disse Mô.

Sobre a longa estiagem na região de Feira de Santana, ele afirmou que as pessoas que necessitam de água na zona rural estão passando por uma situação caótica. “Infelizmente, a gente não vê uma ação mais efetiva do poder público para amenizar o problema”.

O vereador reclamou da escassez de carros pipa para o abastecimento de água e cobrou mais sensibilidade dos órgãos competentes, salientando, por exemplo, que os moradores do distrito de Jaguara estão em situação de calamidade.

Município deve alocar mais recursos para a zona rural, defende vereador

“Não podemos ter um olhar diferenciado para a zona rural se o município não coloca recursos para amenizar a seca nessas regiões”. O comentário é do vereador Justiniano França.

Primeiro-secretário da Câmara, Justiniano é autor de emenda ao Orçamento deste ano que determinou a relocação de verba da ordem de R$ 2 milhões, da Comunicação Social, para a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos. Apesar disso, ele entende que a dotação é insuficiente para atender a demanda da zona rural, com os seus oito distritos.

O vereador Roque Pereira lamentou a situação enfrentada pela comunidade com a falta d’água: “É triste ver os nossos irmãos da zona rural passando dificuldades com a falta deste bem tão precioso”.

Para o vereador David Neto, em virtude da aproximação do término do atual governo, não há recursos suficientes para atender as comunidades que sofrem com a falta d’água.

Em sua opinião, mediante o quadro de dificuldade financeira da gestão municipal, o secretário de Agricultura, Josafá Ramos, o Tutinho, está fazendo “milagres” para reverter a situação.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109854 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]