Jornal New York Times planeja estrear edição online voltada para público brasileiro em 2013

The New York Times prepara versão em português.
The New York Times prepara versão em português.
The New York Times prepara versão em português.
The New York Times prepara versão em português.

O bom momento econômico vivido pelo Brasil, refletido no aumento da circulação de jornais e nos investimentos publicitários crescentes, especialmente na internet, parece ter chamado a atenção de empresas de mídia estrangeiras. No último domingo, 14 de outubro, a companhia responsável pela publicação do New York Times anunciou que planeja lançar um site em português no Brasi, a partir da segunda metade de 2013.

Em comunicado oficial, a New York Times Company diz que pretende atrair leitores no Brasil que são “educados, bem-sucedidos e conectados com o resto do mundo”. Serão de 30 a 40 reportagens por dia, sendo um terço produzido especificamente para o site brasileiro por jornalistas locais e o restante traduzido de artigos da versão impressa do jornal.

Embora veículos brasileiros estejam cada vez mais dispostos a seguir a tendência de cobrar leitores pelo acesso ao conteúdo online, a diretora-geral do NYT.com e chefe de publicidade do site garantiu, em entrevista ao Financial Times, que a página brasileira não terá o modelo pago que é utilizado na versão dos Estados Unidos e dependerá de publicidade.

Segundo o publisher do NYT, Arthur Sulzberger Jr, o Brasil é um “centro internacional de negócios” e possui uma economia “robusta” que vem trazendo cada vez mais pessoas para a classe média. “O Brasil é o lugar perfeito para o New York Times tomar o próximo passo na expansão do nosso alcance global”, salientou.

Algumas semanas antes do anúncio do jornal americano, o britânico Financial Times chegou às bancas brasileiras com sua versão impressa em inglês. É a primeira vez que o veículo é produzido na América Latina. Além do impresso, o jornal lançou um aplicativo para smartphones e abriu um espaço dedicado à América Latina em seu site, informou a revista Exame.

De acordo com o FT, tem havido um aumento contínuo no tráfego de usuários latino-americanos no seu site e os assinantes brasileiros do FT.com têm crescido a um ritmo de 40% ao ano.

*Com informações do Centro Knight

Cidade de Nova York exporta cultura para os brasileiros. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
Cidade de Nova York exporta cultura para os brasileiros. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109750 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]