Ícone da enfermagem ganha primeira exposição na Bahia. MuNEAN faz homenagem a Maria Ivete, primeira mulher a exercer um cargo de Secretária de Estado

MuNEAN faz homenagem a Maria Ivete, primeira mulher a exercer um cargo de Secretária de Estado.
MuNEAN faz homenagem a Maria Ivete, primeira mulher a exercer um cargo de Secretária de Estado.
MuNEAN faz homenagem a Maria Ivete, primeira mulher a exercer um cargo de Secretária de Estado.
MuNEAN faz homenagem a Maria Ivete, primeira mulher a exercer um cargo de Secretária de Estado.

Primeira mulher na Bahia a exercer um cargo de Secretária de Estado, a enfermeira e filósofa Maria Ivete Oliveira ganha uma exposição especial no Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN), a partir do próximo dia 29 de outubro de 2012. Para a abertura, que acontece às 15h30, vão comparecer parentes e amigos da homenageada, além de personalidades que conviveram de perto com ela.

Natural de Serrinha, cidade localizada a 173 km de Salvador, Maria Ivete foi Secretária do Trabalho e Bem Estar Social da Bahia de 1975 a 1979, no governo Roberto Santos, e enfrentou muitos desafios ao exercer funções antes exclusivas de homens. Foi presidente do Instituto de Previdência do Servidor do Estado (IAPSEB) e a primeira presidente do Banco da Mulher na Bahia.

Graduada em Enfermagem pela UFBA, ela cursou pós-graduação em Pedagogia na Universidade de Boston e Metodologia da Pesquisa na Universidade da Califórnia, ambas nos Estados Unidos, além de ter sido presidente das duas maiores entidades da Enfermagem no Brasil: o Conselho Federal e a Associação Brasileira de Enfermagem.

Maria Ivete foi uma das mais expressivas lideranças femininas da Bahia, trazendo experiências internacionais para o Estado, como, por exemplo, o Projeto Integração Docente-Assistencial da UFBA.

Em 1998, durante solenidade que lhe conferiu o título de Professora Emérita da Universidade Federal da Bahia, Maria Ivete agradeceu da seguinte forma: “Ter escolhido a profissão de enfermagem, quando tantas portas estavam abertas para seguir outros destinos, foi sem dúvida um grande desafio. Enfrentar preconceitos ao pleno exercício profissional e aos limites impostos pela sociedade ao trabalho da mulher fora do lar, sobretudo naquelas décadas dos anos 50 e 60, somente fizeram fortalecer a minha disposição para vencer os obstáculos.”

Serviço: 

Exposição Maria Ivete

Quando: 29 de outubro

Horário: 15h30

Entrada: gratuita no dia da abertura

Local: Sala Multiuso do MuNEAN

Endereço: Rua Maciel de Cima (atualmente Rua João de Deus), nº 05,  Pelourinho – Centro Histórico

Informações: 71-3321-3819 ou [email protected]

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9615 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).