Governador Jaques Wagner comemora aumento da renda média e expansão do emprego na Bahia

Governador Jaques Wagner é entrevistado por Edmundo Filho.
Governador Jaques Wagner é entrevistado por Edmundo Filho.
Governador Jaques Wagner é entrevistado por Edmundo Filho.
Governador Jaques Wagner é entrevistado por Edmundo Filho.

A queda no indicador de extrema pobreza na Bahia, o aumento da renda média da população baiana e a geração de 505 mil novos empregos, números alcançados entre 2007 e julho do ano passado, são os assuntos que o governador Jaques Wagner destaca e relaciona no programa Conversa com o Governador desta terça-feira (30/10/2012).

“Tenho certeza que é isso que o povo quer: mais trabalho, mais cidadania, mais inclusão social, e esse resultado me alegra profundamente”, afirma Wagner. A produção também traz informações sobre a entrega do Hospital Alaíde Costa, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, o campeonato mundial de Judô, realizado em Salvador, e o reconhecimento do ofício das Baianas de Acarajé como Patrimônio Imaterial da Bahia.

Sobre o crescimento de 21% da renda média do baiano, que foi de R$ 729 para R$ 881, o governador diz que “é a grande revolução que o nosso governo vem fazendo junto com o governo da presidenta Dilma”. Para ele, o esforço do Estado apresentou um resultado objetivo: “em quatro anos, uma redução de pobreza de mais de dois pontos percentuais, e um crescimento da renda do povo baiano, com mais de 500 mil empregos gerados em apenas cinco anos e oito meses”.

Atividade da Baiana de Acarajé está registrada no Livro Especial de Saberes e Modos de Fazer

Quanto ao decreto que reconhece o ofício das baianas de Acarajé como Patrimônio Imaterial da Bahia, Wagner ressalta que “essa é uma marca baiana, uma tradição da nossa culinária, da nossa hospitalidade: a Baiana do Acarajé, que o mundo inteiro conhece, o Brasil inteiro reverencia e que muita gente vem para cá exatamente para conhecer esse jeito muito particular e único nosso de vender o quitute através dos nossos tabuleiros”.

Segundo o governador, a atividade foi registrada no Livro Especial de Saberes e Modos de Fazer, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). “Foi uma festa muito bonita, feita aqui na inauguração do nosso salão de atos da Governadoria e que eu decidi batizá-lo como Salão de atos Baiana do Acarajé, homenageando essa figura tão simpática, tão importante, tão tradicional da culinária e da religiosidade baiana”.

Hospital Alaíde Costa oferece 60 leitos normais e 20 de UTI

O novo Hospital Alaíde Costa, da Fundação Dom Pedro II, entregue na semana passada pelo governo do Estado, oferece 60 leitos normais, de longa permanência e 20 leitos de UTI. “A gente conseguiu contratar esse hospital, que é da Faculdade Dom Pedro II, que também vai oferecer atendimento pelo SUS. É, portanto, mais uma opção para o povo do Subúrbio na área de saúde”.

X Campeonato Mundial de Judô por Equipes contribui para o aumento do turismo e da geração de emprego

Para Wagner, o X Campeonato Mundial por Equipes de Judô ajuda a divulgar a capital baiana, onde foi realizado o evento, pela primeira vez nas Américas. “Salvador já é conhecida pelo Carnaval e pelo turismo de lazer. Eu tenho feito esforços para aumentar [esta divulgação], até em vista da Copa do Mundo, das Olimpíadas, da Copa das Confederações, para aumentar o número de eventos aqui que atraiam mais turistas, que geram muito emprego para a nossa Salvador e Região Metropolitana”.

População encerra a festa da democracia

O governador se despede no programa parabenizando ao Tribunal Regional Eleitoral e à população baiana “que soube na democracia ir às urnas e decidir em Vitória da Conquista, por Guilherme Menezes, e aqui em Salvador, por Neto. Essa é uma decisão soberana e nós, como sempre, como democratas, vamos respeitar a vontade do povo”.

O programa Conversa com o Governador é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.

Confira o áudio do Programa Conversa com Governador de 30 de outubro de 2012

[audio:http://cdn.jornalgrandebahia.com.br/2012/10/Programa-Conversa-com-Governador-de-30-de-outubro-de-2012.mp3|titles=Programa Conversa com Governador de 30 de outubro de 2012]

 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9994 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).