Feira de Santana sedia neste final de semana, Campeonato Brasileiro de Bicicros

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Cerca de 300 atletas brasileiros vão disputar a 11ª e 12ª etapas do Campeonato Brasileiro de Bicicross em Feira de Santana, neste sábado (13/10/2012) e domingo (14). As disputas vão acontecer na pista municipal Edmundo Araújo, localizada no bairro Morada das Árvores.

De acordo com o presidente da Federação Baiana de Bicicross e da Associação Feirense de Bicicross, Laelson Rios, o campeonato terá a participação de ciclistas das mais diversas localidades, a exemplo de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e Espírito Santo.

Do Nordeste, virão ciclistas de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará e Maranhão. “Também há grande expectativa para a presença do bicampeão mundial de Race, Domingos Lammoglia, que estará competindo nos dois dias. Ele está morando em Orlando, nos Estados Unidos”, disse Laelson.

Os ciclistas serão divididos em 36 categorias, por faixa etária de 5 a 60 anos. A grande final do campeonato vai acontecer em Sapiranga, no Rio Grande do Sul. A iniciativa é uma realização da Associação Feirense de Bicicross e tem a supervisão da Confederação Brasileira de Bicicross. A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) apóia o evento.

Tour do Judô estará em Feira de Santana

Feira de Santana está entre os cinco municípios baianos escolhidos pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) para divulgação do Campeonato Mundial de Judô por Equipes, que será realizado de 26 a 28 de outubro, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. O evento esportivo contará com participação de 20 países, 32 equipes (16 masculinas e 16 femininas) e mais de 300 atletas, além dos principais atletas olímpicos da modalidade.

O “Tour do Judô”, que visa garantir uma promoção maior do Campeonato Mundial e interiorização do judô, já passou por Itabuna, Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro. Em Feira de Santana, um stand será montado no Espaço de Cultura, Arte e Lazer Marcus Moraes, na avenida Getúlio Vargas, funcionando desta quarta-feira (10) até domingo (14), das 9 às 20 horas.

No stand, será realizada uma exposição sobre o Judô – sua história, conquistas olímpicas e atletas. A estrutura vai contar com uma área de convivência para exposição de filmes sobre a modalidade e um espaço para a divulgação do Campeonato Mundial. O Tour Promocional inclui, ainda, a realização de clínicas de judô em escolas do município, valorizando os princípios do esporte voltados para formação da cidadania.

O coordenador do Tour do Judô e diretor técnico do Campeonato Mundial, Luiz Romariz, observa que esta é a primeira vez que o campeonato acontece no Continente Americano. “A competição é a primeira do calendário oficial do judô internacional, depois das olimpíadas. Também é a primeira vez que nossos medalhistas de Londres vão lutar depois dos jogos. O público baiano terá uma excelente oportunidade de vê-los de perto. Salvador vai dar a largada para as olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro”, ressalta.

A Prefeitura de Feira de Santana está dando apoio logístico ao “Tour do Judô”, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Para o diretor de Esportes da Secel, Wilson Passos, a visita da equipe técnica do campeonato traz um legado importante para os jovens do município. “A presença desse stand traz um impacto positivo, no sentido de estimular os jovens a buscar o esporte, por isso será montado em local de grande fluxo. Este evento vai fazer da Bahia a capital mundial do judô”, considera.

Dentre as instituições que vão receber as clínicas de judô estão o Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Colégio Municipal Joselito Amorim, Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, além do Sesc e Sesi.

Culto lembra o Dia Mundial da Saúde Mental, data será celebrada nesta quarta-feira (10/10) em Feira de Santana

Comemorado nesta quarta-feira (10/10), o Dia Mundial da Saúde Mental será lembrado em Feira de Santana com um culto ecumênico em ação de graças para pacientes, profissionais e convidados. O ato religioso será realizado às 8h, no auditório do Ceteb, localizado no bairro da Santa Mônica. A data, conforme a coordenadora da Rede Municipal de Atenção em Saúde Mental, Rosana Falcão, serve de alerta, tendo em vista que as desordens mentais, neurológicas e comportamentais afetam hoje milhões de pessoas em todo mundo.

“Essas desordens podem causar um imenso sofrimento, isolamento social, dimuição da qualidade de vida e até aumento da mortalidade. Infelizmente a maioria delas não é diagnosticada ou tratada devido ao estigma e à falta de informação em relação à doença mental”, avalia, acrescentando que “além do tratamento medicamentoso, a alimentação, exercício físico regular e o sono têm importância fundamental na prevenção, tratamento e controle das doenças mentais”.

Atualmente, a Rede Municipal de Atenção à Saúde Mental conta com aproximadamente 30 mil usuários cadastrados nas cinco unidades do Centro de Atenção Psicossocial de Feira de Santana (CAPS). No CAPS Ad Gutemberg Almeida, o acompanhamento é garantido às pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, enquanto que o CAPS i é voltado à infância e adolescência.

A rede conta ainda com dois CAPS tipo II, para pessoas maiores de idade em sofrimento psíquico, e um CAPS III, para pessoas com transtornos mentais severos e persistentes que se diferenciam por apresentar cinco leitos para pernoite, utilizados quando os usuários encontram-se desorganizados necessitando de atenção contínua nas 24 horas. Além dos cinco CAPS, o município dispõe de onze residências terapêuticas, que abrigam pacientes egressos do Hospital Especializado Lopes Rodrigues, de internação de longa duração com a proposta de reabilitação psicossocial.

Os CAPS atendem demanda espontânea ou usuários referenciados, e desenvolvem atendimento individual, atendimento em grupos, oficinas terapêuticas, assembléias, atividades de lazer, visitas domiciliares, grupo de família, sala de espera, busca ativa, estudo de caso, capacitações e reuniões, com foco no sujeito e não na doença, visando a autonomia e a reinserção social.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]