Em Salvador, ciclo de palestras na Casa Cor destaca economia criativa e baianidade

Em Salvador, ciclo de palestras na Casa Cor destaca economia criativa e baianidade
Em Salvador, ciclo de palestras na Casa Cor destaca economia criativa e baianidade
Em Salvador, ciclo de palestras na Casa Cor destaca economia criativa e baianidade
Em Salvador, ciclo de palestras na Casa Cor destaca economia criativa e baianidade

Convidados pelo Sebrae Bahia, o designer Marcelo Rosenbaum e as chefs de cozinha Tereza Paim e Ana Trajano participam do Painel Brasilidade, Economia Criativa e Baianidade, nesta quinta-feira (18/10/2012), na 18ª edição da Casa Cor Bahia, que acontece até 11 de novembro, no prédio do Antigo Salvador Praia Hotel, no bairro de Ondina, em Salvador. Rosenbaum vai falar sobre como trabalhar elementos brasileiros e locais na concepção de ambientes comerciais (bares, restaurantes, hotéis e pousadas) e residenciais.

O ciclo de palestras sobre Economia Criativa e Baianidade inclui a participação de Tereza Paim, chef baiana dos restaurantes Casa de Tereza e Terreiro Bahia, que pretende abordar o desenvolvimento do Festival Gastronômico da Praia do Forte e a integração de produtores locais para consolidar o evento como case de sucesso. Já a chef do Restaurante Brasil a Gosto, de São Paulo, Ana Trajano vai destacar a utilização de ingredientes regionais na construção de uma gastronomia contemporânea.

Para discutir como eventos culturais podem alterar o perfil das cidades e do turismo, o Sebrae Bahia convidou Pedro Vieira, organizador do SP Arte, para o Painel Cultura e Entretenimento do dia 25 de outubro, às 19h. Com o tema “Criação e Concepção do evento SP Arte e os resultados para a cultura, as artes e para o turismo na cidade de São Paulo”, o arquiteto vai ressaltar como um evento cultural de arte contemporânea dinamiza o turismo da cidade.

A organizadora da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), da Casa Azul, Bernadete Passos, será responsável pelo tema “Criação e Concepção do evento Flip e os resultados para a cultura, a literatura e para o turismo na cidade de Paraty”. Alemir Coleto, ligado ao Festival de Cinema de Gramado/RS, encerra a programação.

Segundo o consultor do Sebrae Aldir Parisi, a intenção é sensibilizar instituições públicas e privadas, produtores culturais, artistas, empresários e empreendedores baianos dos variados segmentos ligados à cultura e ao turismo. “Esses casos mostram como eventos culturais modificaram as cidades em questão, movimentando o turismo local, aquecendo a economia local e estimulando novas iniciativas empreendedoras”, afirma.

Programação do ciclo de palestras:

Data: 18 e 25 de outubro de 2012

Horário: 19h – 22h.

Local: Salvador Praia Hotel – Ondina – Salvador/BA.

Capacidade do auditório: 150 lugares.

Sobre Carlos Augusto 9456 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).