Eleições 2012: Candidato a vereador Nova Soure, Dilermando Ferreira Soares é impugnado por compra de voto e abuso de poder econômico

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Dilermando Ferreira Soares não concorrerá às eleições 2012 por ter praticado as irregularidades na disputa de 2004, quando foi condenado à inelegibilidade por oito anos. A decisão acolheu manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia.

Os eleitores da cidade de Nova Soure, que fica a 225 km de Salvador, terão menos uma opção de candidato a vereador para votar neste domingo, sete de outubro. Dilermando Ferreira Soares teve seu registro indeferido a pedido do procurador Regional Eleitoral na Bahia, Sidney Madruga, nesta quarta-feira, três de outubro. Ele havia foi condenado a oito anos de inelegibilidade por compra de voto e abuso de poder econômico durante as eleições de 2004.

Em primeira instância, a Justiça Eleitoral já havia indeferido sua candidatura a pedido do Ministério Público Eleitoral e de uma coligação política. Insatisfeito, o candidato entrou com recurso alegando que o prazo da sua condenação terminaria em 3 de outubro, já que as eleições, no ano de 2004, aconteceram nesta data.

Contudo, para a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), que tem o entendimento alinhado com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o político que comete irregularidade em uma eleição deve ficar inelegível em todas as eleições que ocorrerem nos oito anos seguintes. Diante disso, Dilermando foi enquadrado no art. 1.º, I, d da Lei da Ficha (Lei Complementar nº 135/2010, que alterou a Lei Complementar nº 64/90), ainda não pode concorrer a cargos políticos.

Assim, o Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE/BA) acatou o parecer da PRE/BA, pelo desprovimento do recurso do candidato, e manteve a sentença de primeiro grau, confirmando o indeferimento da candidatura do político. Da decisão ainda cabe recurso ao TSE.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113704 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]